Na última semana, um objeto de fora do Sistema Solar foi detectado passando em alta velocidade, tornando-se o terceiro do tipo já observado pela humanidade, confirmaram astrônomos.

Possivelmente o maior entre os ‘visitantes’, ele foi chamado de 3I/Atlas e classificado como um cometa pelo Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional.

Com tamanho estimado de 10 a 20 km de diâmetro, o objeto deve percorrer o interior do Sistema Solar, chegando até a orbita de Marte.

“Ele se tornará cada vez mais brilhante e se aproximará do Sol até o final de outubro, e ainda será observável (com um telescópio) até o próximo ano”, disse Richard Moissl, diretor de defesa planetária da Agência Espacial Europeia (ESA) à AFP.

Não há razão para suspeitar de uma origem artificial nesse caso, mas astronomos de todo o mundo trabalham para responder a perguntas essenciais sobre sua forma, composição e rotação.

Relembre outros ‘visitantes’

Em 2017, cientistas detectaram um objeto interestelar passando pelo Sistema Solar com uma órbita indicando que vinha de fora. Nosso primeiro visitante ganhou o nome de “Oumuamua”, e passou a intrigar os astrônomos por possuir uma composição e formas diferentes das que já tinham sido vistas.

Dois anos depois, apareceu o Cometa 2I/Borisov e se mostrou semelhante aos cometas do Sistema Solar, embora sua órbita indicasse que ele era claramente interestelar.

(Com informações da AFP)