O vídeo abaixo mostra o resultado de um dia quente de verão em uma praia da Bélgica: lixo espalhado por toda a faixa de areia, bem perto do mar.

Cerca de 4 mil litros de lixo foram retirados da praia no dia em que estas imagens foram gravadas, segundo uma ONG que recolhe resíduos na costa belga. A maior parte era de garrafas PET e latas.

Infelizmente, este não é um caso isolado. Quase 26 milhões de toneladas de lixo plástico são geradas todos os anos na Europa. E boa parte desse lixo chega às praias do continente.

Organizações ambientais estão preocupadas porque esses resíduos acabam nos oceanos.

Olha só o caso do Mar Mediterrâneo: todo ano ele recebe cerca de meio milhão de toneladas de resíduos plásticos. Os turistas que visitam a região no verão fazem o lixo marinho aumentar em 40%.

Um perigo para centenas de espécies marinhas que vivem na região, mas também para a saúde humana.

Ambientalistas dizem que essas são as consequências do uso excessivo de plástico, da má gestão de resíduos e do turismo de massa.

Mas a União Europeia garante que está reforçando as suas políticas para reduzir a poluição plástica e o lixo marinho. Desde julho deste ano, por exemplo, todas as garrafas plásticas descartáveis vendidas no bloco devem vir com suas tampas fixadas à embalagem. A ideia é reduzir a poluição pelo plástico, evitando que uma pequena tampinha acabe no mar.

Especialistas estimam que até 2050 haverá, por peso, mais plástico do que peixes nos oceanos.