Uma pesquisa publicada em dezembro de 2023 no Jama (Jornal da Associação Médica Americana – em tradução), sugere que pessoas obesas, ao parar de tomar Mounjaro (tirzepatida) ou injetáveis similares, como Wegovy e Ozempic (ambos de semaglutida), recuperam o peso perdido.

No estudo, foram selecionadas 670 pessoas que, nas primeiras 36 semanas, tomaram uma dose de Mounjaro em sete dias. Neste período, os integrantes de tal grupo perderam, em média, 20,9% do peso que possuíam. Posteriormente, metade dos participantes passaram a receber um placebo e, depois de 16 semanas, recuperaram 14% do peso perdido.

Um estudo também publicado na Jama em 2021 apontou que usuários de Ozempic e Wegovy também recuperaram parte da massa corporal perdida.

+ O consumo de Ozempic aumenta as chances de gravidez?

+ A febre do ozempic e a volta do corpo super magro

Drogas como o Mounjaro simulam os efeitos do GLP-1 (Glucagon-Like Peptide-1), um hormônio produzido pelo intestino que é liberado quando o corpo detecta a presença de glicose, sinalizando ao cérebro que a pessoa está alimentada. O processo diminui o apetite e a velocidade do esvaziamento do estômago, passando a sensação de estar saciado.

Inicialmente, o medicamento era utilizado apenas como tratamento de diabetes, mas passou a ser utilizado por pessoas que querem perder peso.

A pesquisa concluiu que, após um período total de 88 semanas, participantes com obesidade e sobrepeso que tomaram o placebo recuperaram parte do peso perdido.

Além disso, algumas pessoas do estudo sofreram com efeitos adversos do uso de tais injetáveis como problemas gastrointestinais leves ou moderados.

*Com informações da Agência Einstein