03/10/2024 - 14:04
Uma pesquisa publicada em abril de 2022 na revista “Plos One” aponta que a enxaqueca é aliviada quando uma pessoa é exposta a vibrações. De acordo com a autora do estudo, Adriana LaGier, da Universidade Grand View, do Iowa, nos EUA, a ideia surgiu após um conhecido relatar que utilizava um vibrador para ter menos dores de cabeça.
“Eu queria entender o que estava acontecendo”, declarou a pesquisadora. O uso de vibradores por pessoas em uma tentativa de aliviar a enxaqueca foi relatado em várias redes sociais. Costumeiramente, o aparelho é colocado na testa ou no pescoço para parar com as dores de cabeça. As informações são do “Wired”.
+ Xícara extra de café pode aumentar as chances de ter enxaqueca
+ Dieta à base de vegetais cura enxaqueca severa de paciente
É estimado que cerca de um bilhão de pessoas sofrem com enxaqueca em todo o mundo, mas pouco se sabe sobre suas causas e formas de tratamento. Se tem conhecimento de que as dores se iniciam com distúrbios visuais seguidos por náuseas e sensibilidade à luz.
Apesar de a causa exata para a enxaqueca ser desconhecida, é estipulado por pesquisas que as dores são responsabilidade do hipotálamo, uma parte do cérebro responsável pelas mensagens de dor e a inflamação da meninge.
A pesquisa de LaGier examinou como as células do corpo humano reagem quando expostas à vibrações. Conforme o estudo, apenas 15 minutos de exposição foram capazes de fazer as estruturas se encolherem e retraírem suas microvilosidades – fios que se projetam da superfície da célula.
Quando as dores de cabeça começam, o cérebro fica inflamado, com inúmeras células entrando na meninge, ela se expande e faz os nervos dispararem as sensações que causam a condição. “Pense na enxaqueca como um problema arquitetônico”, comentou a pesquisadora. De acordo com LaGier, a vibração faz as células diminuírem e, portanto, ocuparem menos espaços na estrutura que está pressionando os nervos.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, LaGier está confiante que a vibração possa ser uma forma prática de reduzir os problemas com a enxaqueca. Um levantamento da Migraine Trust, do Reino Unido, demonstrou que 89% das pessoas com a condição tiveram sua saúde mental afetada por ela e 34% relataram pensar em suicídio por conta das dores.
“Pessoas com enxaqueca não estão sempre procurando por uma cura, apenas querem uma melhor qualidade de vida”, pontuou LaGier.