A pesquisadora Fabiana Corsi Zuelli, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP), conquistou o prêmio USERN Prize na categoria Ciências Médicas. Zuelli é a primeira brasileira a receber a premiação concedida pela Universal Scientific Education and Research Network (USERN), que é julgada por mais de 600 cientistas pertencentes ao top 1% internacional.

A especialista recebeu a gratificação por sua inovação e desenvolvimento em um artigo sobre os mecanismos imunológicos nas psicoses, que podem apresentar benefícios para tratamentos psicológicos personalizados. As análises da brasileira contaram com o apoio e financiamento da FAPESP e a supervisão da professora Cristina Marta Del-Ben, da FMRP e do professor Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP.

A parte que destaca o projeto de Fabiana são as interações entre mediadores inflamatórios no sangue de pacientes em primeiro episódio psicótico e os riscos que os fatores ambientais apresentam nos comportamentos, como traumas na infância e consumo de maconha.

“Nosso próximo passo é avançar para estudos de imunofenotipagem celular, que poderão direcionar novos alvos terapêuticos para futuros ensaios clínicos personalizados”, contou Zuelli para a Agência FAPESP.

A premiação aconteceu em novembro de 2024, marcando o Dia Global da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento e teve a intenção de celebrar cientistas com menos de 40 anos que desenvolveram projetos com impacto global em diversos campos científicos – a próxima edição deve ocorrer no fim de 2025 no Brasil.

Pesquisadora Fabiana com o prêmio recebido por sua pesquisa (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)