26/02/2025 - 15:28
Pesquisadores da Universidade de Oxford, EUA, conseguiram teletransportar dados entre dois computadores quânticos sem a necessidade de cabos, Wi-Fi ou outros sinais clássicos. Apesar de ter sido realizado em uma distância curta – cerca de dois metros – o sucesso do experimento apresenta uma nova linha de testes e conquistas para a ciência quântica.
+ Cientistas fazem teletransporte de informações entre elétrons
O principal desafio dos cientistas era descobrir como manter a qualidade das mensagens e documentos, já que elas acabavam se deteriorando durante a passagem. O artigo conta que mesmo que ainda não seja suficiente para transportar pessoas, o compartilhamento dessas informações fornece um novo meio de comunicação eficaz, rápido e flexível.
Os relatórios explicam que os dados foram transmitidos com 86% de precisão, o que significa que a maioria das mensagens chegaram intactas e que poucas mudanças precisam ser feitas para que a taxa feche em 100%.
Embora não seja a primeira vez que esses experimentos são realizados, a quantidade de documentos seguros e de dispositivos quânticos interconectados cria um novo sistema independente.
Além do avanço teórico e matemático, ele começa a estabelecer novas bases para a criação e desenvolvimento da internet quântica – os especialistas indicam que a tecnologia pode formar uma rede cibernética super segura e revolucionária.
Os próximos passos buscam aprimorar as máquinas utilizadas e incorporar os conhecimentos inéditos nas outras áreas da ciência quântica.