O engenheiro Micael Carmo, da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronaves), foi selecionado para integrar a final de uma premiação europeia de inventores ao lado de Fernando Catalano, um professor da USP-São Carlos (Universidade de São Paulo), por desenvolverem o projeto de um avião silencioso e sustentável. A dupla disputou com outros 550 candidatos.

A aeronave possui uma redução de emissões de carbono que chega a 25% por utilizar menos combustível e consequentemente produz menos ruídos. As informações são do Jornal Vanguarda, da Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo.

+ Conheça o avião supersônico silencioso da Nasa

+ Suspensão de avião da Boeing também afeta o Brasil

De acordo com Micael Carmo, foi reduzido o combustível utilizado pela aeronave, o que culminou em um avião mais sustentável e menos barulhento. Para isso, as asas do meio de transporte foram alongadas e os flaps, slats e trem de pouso adaptados.

O resultado obtido pelo grupo de pesquisa foi uma redução nos ruídos equivalente a 65% em comparação entre a aeronave E2 com a E1, modelo anterior. A propriedade do avião garante mais conforto aos passageiros e a pessoas que vivem próximas de aeroportos.

Os vencedores do prêmio European Inventor Award 2024 serão anunciados em Malta, ilha do Mar Mediterrâneo, no dia 9 de julho. A categoria dos pesquisadores brasileiros é a de “não europeus” e o voto é popular, podendo ser feito por este site.