05/02/2025 - 14:15
Um estudo liderado pela equipe de Kristel Zilmer da Universidade de Oslo revelou diversos fragmentos de arenito com runas antigas de Svingerud, um antigo cemitério na Noruega. Os fragmentos da escavação são encontrados em diversos lugares diferentes, o que faz com eles se completem como um quebra cabeça.
O achado representa mais um passo para a compreensão dos linguistas sobre as runas – um alfabeto antigo utilizado pelos povos germânicos antes do latim. Os especialistas acreditam que elas foram sepultadas em locais divergentes para que fossem encobertas e para que sua revelação fosse mais complicada.
“O desenvolvimento da escrita rúnica e a prática de inscrever runas em pedra são difíceis de rastrear. Há muitas incertezas sobre os primeiros usos das runas e como elas eram empregadas tanto na vida cotidiana quanto nas práticas rituais”, explica Zilmer.
Os próximos passos do artigo são aprofundar o conhecimento sobre as inscrições, com o objetivo de analisar os rituais, sistemas de escrita e modo de vida das sociedades europeias antigas.