Pesquisadores que realizavam uma expedição nas profundezas do cânion submarino Mar del Plata, na Argentina, encontraram uma estrela-do-mar com uma saliência que lembra um “bumbum” humano. As imagens do animal foram compartilhadas nas redes sociais e viralizaram devido à aparência curiosa do espécime.

A estrela-do-mar foi encontrada a cerca de 1.200 metros de profundidades e foi uma das criaturas observadas por uma expedição realizada por pesquisadores do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas) com financiamento do Schmidt Ocean Institute. As informações são do “Clarín”.

+ Parente da estrela-do-mar consegue “ver” sem olhos

+ Bombas no fundo no mar são legado perigoso da 2ª Guerra

Confira vídeo:

As expedições que vão até o fundo do mar são realizadas com um equipamento conhecido como ROV SuBastian e transmitidas ao vivo no YouTube. Quando o espécime de estrela-do-mar foi encontrado, um dos pesquisadores chegou a ironizá-lo. “Encontramos o Patrick”, brincou, fazendo uma referência ao personagem do desenho “Bob Esponja Calça Quadrada”.

Apesar da saliência parecer um “bumbum” humano, estrelas-do-mar não possuem extremidades traseiras como os animais vertebrados e tem uma simetria radial.

O projeto reúne 30 pesquisadores de vários de diferentes instituições da Argentina. O objetivo das expedições é analisar habitats vulneráveis, biodiversidade, DNA ambiental e processos reprodutivos.

A pesquisa, além de encontrar animais exóticos, também já identificou restos de lixo nas profundezas do oceano.