14/04/2022 - 11:43
Montes circulares de rochas pontilham a paisagem do deserto no sítio arqueológico de Tombos, no norte do Sudão. Eles revelam tumuli – os túmulos subterrâneos usados pelo menos desde 2500 a.C. por antigos habitantes que chamavam essa região de Kush ou Núbia.
Como uma bioarqueóloga que escava e analisa restos de esqueletos humanos junto com seus bens funerários relacionados, trabalho em Tombos há mais de 20 anos.
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As discussões sobre a história antiga na África são dominadas pela ascensão do Egito. Mas houve várias sociedades que alcançaram grande poder no vale do rio Nilo desde meados do terceiro milênio a.C., incluindo esse vizinho muitas vezes ofuscado ao sul do Egito. Embora a antiga Kush rivalizasse e, às vezes, conquistasse o Egito, houve uma relativa falta de atenção moderna dada a essa civilização.
A pesquisa do início do século 20 expandiu a compreensão dos estudiosos da antiga Kush, mas as interpretações tinham vieses coloniais e racistas que muitas vezes obscureciam os pontos fortes e as conquistas dessa civilização.
Sou codiretora, com Stuart Tyson Smith, das escavações em Tombos. Esses túmulos contam à nossa equipe arqueológica sobre muitos aspectos da vida e da morte nesse lugar há milênios. Assim como aqueles que vivem ao longo do rio Nilo hoje, os povos antigos lidaram com vários desafios, incluindo mudanças ambientais, transições sociopolíticas e interações com outros grupos. Igualmente importante para nossas descobertas sobre o passado é compartilhar nossas descobertas com a comunidade local e apoiar os sudaneses que desejam seguir carreiras de arqueologia.
Iluminando a vida e a morte em Tombos
Os restos mortais dos antigos habitantes de Tombos revelam informações sobre sua atividade física, além de infecção e nutrição. Condições como doenças cardíacas, câncer e os efeitos do trabalho forçado deixam marcas no corpo humano que fornecem informações sobre a epidemiologia de doenças no passado. Eles nos ajudam a traçar os fatores que desempenham um papel nas condições de saúde e seu contexto social. Por exemplo, encontramos os restos mortais de uma mulher e uma criança adultas que viviam com um distúrbio de crescimento, o que mostra que pessoas com diferenças físicas foram incorporadas à sociedade.
Ao analisarmos os isótopos, ou formas de elementos químicos, incorporados aos dentes dos habitantes, podemos juntar as peças onde eles podem ter vivido durante a infância.
À medida que a equipe descobre o que está sob o solo, aprendemos sobre os membros individuais da comunidade antiga. Por exemplo, encontramos os restos mortais de uma mulher mais velha que viveu até os 60 anos e teve artrite, uma mulher mais jovem cujo enterro incluiu um bebê e uma mulher de meia-idade com uma cesta cheia de estatuetas inteiras e quebradas, contas e outros itens. Descobrir pessoas que aparentemente viveram diferentes tipos de vida permite que nossa equipe crie uma imagem de quem povoou o núcleo de Tombos quando ele estava prosperando.
Práticas núbias e egípcias
As estruturas dos túmulos nos mostram como as pessoas queriam representar a si mesmas e suas famílias publicamente após a morte. Podemos vincular a posição do corpo e os artefatos que acompanham os sepultamentos a diferentes práticas culturais e religiosas. Um enterro bem provido de um homem de meia-idade incluía uma cama e um caixão, combinando práticas tradicionais núbias e egípcias. A tumba também continha tigelas de bronze, uma caixa de madeira decorada, uma pilha de amuletos que foram tratados como objetos mágicos e um esconderijo de armas de ferro, que demonstram o uso inicial do ferro na Núbia.
Descobrimos que quando os egípcios governaram os núbios durante o Novo Império, por volta de 1200 a.C., alguns egípcios imigrantes e pessoas locais selecionaram pirâmides e túmulos de câmara em estilo egípcio para seus enterros. Ao mesmo tempo, algumas pessoas em Tombos também usaram a estrutura do túmulo local semelhante às sepulturas anteriores da Núbia, mostrando o quanto as pessoas variavam em suas escolhas sobre o enterro.
Envolvendo os habitantes de hoje com descobertas do passado
A capacidade de nossa equipe arqueológica de construir com sucesso uma imagem de pessoas do passado depende de um envolvimento ativo e próximo com a comunidade local. Nossas interações com os moradores da cidade – por meio de trabalhos arqueológicos, conversas casuais durante o chá e apresentações formais de nossas descobertas – nos mostraram que eles têm orgulho dos povos antigos da região e desejam que eles mesmos e os outros saibam mais sobre eles.
Uma recente palestra e discussão que minha colega sudanesa, Remah Abdelrahim Kabashi Ahmed, e eu realizamos para as mulheres de Tombos nos mostrou como elas são curiosas sobre o passado e o presente. Remah, que está treinando em bioarqueologia, e eu respondemos a perguntas como: que tipo de medicamento as pessoas usavam na época? Quantos anos tinha o bebê ao morrer? Por que as pessoas colocaram uma cama e joias em seu túmulo? Eles notam o uso de leitos em sepultamentos antigos que se parecem com aqueles esculpidos em tempos recentes. Elas perguntam se nós, como mulheres, achamos o trabalho fisicamente difícil.
É importante ressaltar que elas nos dizem que querem mais apresentações porque seus familiares do sexo masculino que trabalham no sítio arqueológico conosco não compartilham com elas o que encontramos. Como resultado, expandimos nosso alcance de várias maneiras, inclusive colaborando com as escolas locais para produzir alguns materiais didáticos sobre arqueologia, história local e descobertas do local de Tombos. Também hospedamos uma professora e seus alunos em um tour pelo local para ver nossas escavações abertas.
Passos vitais no trabalho conjunto
Trabalhamos em estreita colaboração com o órgão administrativo sudanês que supervisiona a pesquisa arqueológica, a Corporação Nacional de Antiguidades e Museus. Mas isto não é o suficiente. É importante que pesquisadores estrangeiros estudem o passado em colaboração com parceiros da comunidade e colegas acadêmicos sudaneses. Essas parcerias são passos vitais no trabalho conjunto para criar novos conhecimentos sobre a história antiga da região e melhorar as perspectivas excludentes e racistas de pesquisadores anteriores.
Mohamed Faroug Ali, membro da equipe de Tombos e arqueólogo sudanês da Universidade Internacional da África em Cartum, liderou a criação do Centro de Pesquisa Arqueológica Sudanês Americano, com o objetivo de incentivar a pesquisa e a colaboração internacional no Sudão. Realizamos palestras virtuais e fornecemos bolsas de estudo para estudantes sudaneses cursando arqueologia. Estamos trabalhando para desenvolver um programa de graduação na Universidade Internacional da África.
Nosso objetivo é apoiar o treinamento de sudaneses para que a população local – com conexões mais diretas com a antiga civilização que estamos estudando – possa participar desses projetos arqueológicos em todos os níveis. Promover e praticar a pesquisa ética que inclua as pessoas que vivem na área hoje é tão importante para a equipe de Tombos quanto aprender mais sobre a vida dos antigos habitantes.
* Michele R. Buzon é professora de Antropologia na Universidade Purdue (EUA).
** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.