31/10/2022 - 14:49
Por que a Lua às vezes é visível durante o dia? Às vezes vemos a Lua durante o dia pela mesma razão que a vemos à noite, porque ela reflete a luz do Sol e sua proximidade com a Terra a torna mais brilhante do que o céu diurno ou noturno. Depois do Sol, a Lua é de longe o objeto celeste mais brilhante que podemos ver.
- A Lua está se afastando da Terra nos últimos 2,5 bilhões de anos
- Asteroide que exterminou os dinossauros teve companhia, suspeitam cientistas
- Terror no espaço: conheça 5 planetas zumbis que orbitam estrelas mortas
No entanto, nem sempre é possível vê-la durante o dia. Isso se deve à atmosfera da Terra e ao ciclo orbital do nosso satélite natural. Se nosso planeta não tivesse atmosfera, a Lua seria visível da Terra o tempo todo.
Além disso, as fases da Lua significam que, quando ela se move entre a Terra e o Sol (como acontece durante a Lua nova), o lado iluminado está voltado para longe de nós e o lado escuro da Lua está voltado para a Terra, tornando-o basicamente invisível para quem olha para o céu.
Segundo Edward Guinan, professor de astronomia e astrofísica da Universidade Villanova, na Pensilvânia, para ser visível durante o dia, a Lua precisa superar a luz dispersa do Sol. Por dois ou três dias ao redor da Lua nova, é invisível para os observadores na Terra, pois sua posição no céu significa que a luz dispersa do Sol supera a Lua.
Mas, como geralmente é o caso, a proximidade relativa da Lua com a Terra (384.400 quilômetros, em média) significa que a luz que ela reflete parece mais brilhante para nós do que objetos que emitem ou refletem luz que estão mais distantes , como estrelas ou outros planetas.
Em conversa com a Live Science, Guinan explicou que as estrelas que são visíveis da Terra são um milhão de bilhões de vezes menos brilhantes que a luz do Sol e milhões de vezes mais fracas que a da Lua. A luz dispersa do Sol é tão brilhante em nosso céu que muitas vezes supera a luz das estrelas durante o dia, mas nem sempre a luz refletida da Lua.
Os astrônomos usam o brilho da superfície como forma de quantificar o brilho aparente de objetos no céu, como galáxias ou nebulosas, medindo a quantidade de luz que eles emitem em uma área do céu noturno, conforme observado da Terra.
Como a Lua está mais próxima da Terra do que as estrelas, seu brilho superficial é maior que o brilho superficial do céu, o que significa que podemos vê-la brilhando facilmente durante o dia, explicou Guinan. No entanto, a visibilidade da Lua durante o dia também é influenciada por outros fatores, incluindo as estações do ano, a fase atual da Lua e a clareza do céu em um determinado dia.
A Lua é visível durante o dia por uma média de 25 dias do mês ao longo do ano. Os outros cinco dias ocorrem em torno da fase da Lua nova e da Lua cheia. Perto da fase da Lua nova, está muito perto do Sol para ser vista. Quando está perto da Lua cheia, só é visível à noite, porque a Lua nasce ao pôr do Sol e se põe ao nascer do Sol.
“O único dia que não está no céu com o Sol por algum tempo é a Lua cheia”, disse Guinan à Live Science. “Naquele dia o Sol se põe e depois a Lua nasce e vice-versa, então esse é o único dia em que não está lá em cima ao mesmo tempo.”
A Lua está acima do horizonte 12 horas por dia, mas sua aparência nem sempre coincide com as horas do dia. No inverno, quando os dias são mais curtos em latitudes médias, por exemplo, há menos tempo para a Lua ser visível durante o dia.
Outro fenômeno que afeta quando a Lua é visível é o brilho da terra. “Durante a fase crescente, quando está perto do Sol, você pode realmente ver a parte escura da Lua, que você não deveria ver por causa da luz iluminada”, disse Guinan.
A melhor época para observar esse fenômeno é durante a fase crescente, três ou quatro dias após a lua nova. Para quem ama observar a lua, Guinan sugeriu sites que traçam o calendário lunar, mostrando quando a lua nasce e se põe.