08/03/2023 - 9:50
Você tem medo de palhaços? Você não está sozinho. A coulrofobia, ou medo de palhaços, é um fenômeno amplamente conhecido. Estudos indicam que esse medo está presente entre adultos e crianças em muitas culturas diferentes. No entanto, ele não é bem compreendido devido à falta de pesquisa focada.
- Medo de tudo: conheça dez fobias surpreendentes
- Medo, um inimigo necessário
- Realidade aumentada ajuda a combater o medo de aranhas
Embora inúmeras explicações possíveis para a fobia tenham sido apresentadas na literatura acadêmica, nenhum estudo investigou especificamente suas origens. Então, decidimos descobrir as razões pelas quais as pessoas têm medo de palhaços e entender a psicologia por trás disso. Também queríamos explorar o quão comum é o medo de palhaços em adultos e observar a gravidade do medo naqueles que o relataram.
Para fazer isso, elaboramos um questionário psicométrico para avaliar a prevalência e a gravidade da coulrofobia. O Fear of Clowns Questionnaire foi respondido por uma amostra internacional de 987 pessoas com idades entre 18 e 77 anos.
Mulheres têm mais medo
Mais da metade dos entrevistados (53,5%) disseram que tinham medo de palhaços pelo menos até certo ponto, com 5% dizendo que tinham “extremo medo” deles. Curiosamente, essa porcentagem relatando um medo extremo de palhaços é ligeiramente maior do que as relatadas para muitas outras fobias, como animais (3,8%), sangue/injeção/lesões (3,0%), alturas (2,8%), água parada ou eventos climáticos (2,3%), espaços fechados (2,2%) e voar (1,3%).
Também descobrimos que as mulheres têm mais medo de palhaços do que os homens. A razão para essa diferença não é clara, mas ecoa descobertas de pesquisas sobre outras fobias, como o medo de cobras e aranhas. Também descobrimos que a coulrofobia diminui com a idade, o que novamente coincide com a pesquisa sobre outros medos.
Origens desse medo
Nosso próximo passo foi explorar as origens do medo que as pessoas têm de palhaços. Um questionário de acompanhamento foi aplicado aos 53,5% que relataram pelo menos algum grau de medo de palhaço. Esse novo conjunto de perguntas relacionava-se a oito explicações plausíveis para as origens desse medo, a saber:
1) Uma sensação estranha ou perturbadora devido à maquiagem dos palhaços, fazendo com que pareçam não muito humanos. Uma resposta semelhante às vezes é vista com bonecas ou manequins.
2) As características faciais exageradas dos palhaços transmitem uma sensação direta de ameaça.
3) A maquiagem de palhaço esconde sinais emocionais e cria incerteza.
4) A cor da maquiagem do palhaço nos lembra de morte, infecção ou lesão de sangue e evoca repulsa ou evitação.
5) O comportamento imprevisível dos palhaços nos deixa desconfortáveis.
6) O medo de palhaços foi aprendido com familiares.
7) Representações negativas de palhaços na cultura popular.
8) Uma experiência assustadora com um palhaço.
Efeito da cultura popular
Curiosamente, descobrimos que a explicação final, de ter tido uma experiência pessoal assustadora com um palhaço, teve o menor nível de concordância. Isso indica que a experiência de vida por si só não é uma explicação suficiente para explicar por que as pessoas têm medo deles.
Em contraste, retratos negativos de palhaços na cultura popular foram um fator contribuinte muito mais forte para a coulrofobia. Isso é compreensível, já que alguns dos palhaços mais proeminentes em livros e filmes são projetados para serem assustadores – como Pennywise, o palhaço assustador do romance It, de Stephen King, de 1986. (Esse personagem apareceu recentemente em dois filmes em 2017 e 2019 , com Bill Skarsgård no papel principal.)
No entanto, algumas pessoas têm medo de Ronald McDonald, o mascote da rede de fast food, e ele não pretende assustá-lo. Isso sugere que pode haver algo mais fundamental na aparência dos palhaços que perturba as pessoas.
Incapacidade de detecção
Na verdade, o fator mais forte que identificamos foram os sinais emocionais ocultos, sugerindo que, para muitas pessoas, o medo de palhaços decorre de não conseguir ver suas expressões faciais devido à maquiagem. Não podemos ver seus rostos “verdadeiros” e, portanto, não podemos entender sua intenção emocional. Então, por exemplo, não sabemos se eles estão com a testa enrugada ou franzida, o que indicaria raiva. Não ser capaz de detectar o que um palhaço está pensando ou o que ele pode fazer a seguir deixa alguns de nós nervosos quando estamos perto deles.
Essa pesquisa forneceu alguns novos conhecimentos sobre por que as pessoas têm medo de palhaços – ainda restam mais perguntas. Por exemplo, se a maquiagem que mascara as emoções causa medo, as pessoas que têm o rosto pintado como animais também criam o mesmo tipo de efeito? Ou há algo mais particular na maquiagem dos palhaços que impulsiona esse medo? Este é agora o foco de nossa pesquisa em andamento.
* Sophie Scorey é pesquisadora de doutorado na Universidade do Sul do País de Gales; James Greville é professor de Psicologia na Universidade do Sul do País de Gales; Philip Tyson é professor associado de Psicologia na Universidade do Sul do País de Gales; Shakiela Davies é professora de Psicologia Clínica e Saúde Mental na Universidade do Sul do País de Gales.
** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.