04/10/2021 - 7:32
Biólogos moleculares descobriram como calor, frio e força mecânica podem iniciar impulsos nervosos no corpo humano. Para Comitê do Nobel, essas respostas sensoriais são cruciais para sobrevivência.O Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2021 foi dado ao americano David Julius e ao libanês Ardem Patapoutian por suas descobertas relativas a receptores de estímulos de temperatura e contato no corpo humano.
Os dois biólogos moleculares, que moram nos Estados Unidos, foram anunciados como vencedores do prêmio pelo secretário-geral do Comitê da homenagem em Estocolmo, Thomas Perlmann.
Também parte do Comitê, Patrik Ernfors explicou que David Julius, de 65 anos, usou a substância ativa na pimenta malagueta, a capsaicina. O uso da substância que causa ardência o fez identificar sensores dos nervos que fazem a pele reagir ao calor.
Já Ardem Patapoutian descobriu sensores sensíveis à pressão em células que respondem a estímulos mecânicos. De acordo com Ernfors, essas respostas sensoriais “são cruciais para a nossa sobrevivência e portanto uma descoberta muito importante e profunda”.
No ano passado, a dupla também dividiu o prestigioso prêmio Kavli de Neurociência.
O Nobel de 2020 foi para três cientistas que descobriram o vírus da hepatite C, que destrói o fígado. A descoberta levou a curas para a doença fatal e à implementação de testes para evitar que o vírus se espalhe em bancos de sangue.
O Prêmio Nobel consiste numa medalha de ouro e 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a 1,14 milhão de dólares.
O Nobel de Medicina foi o primeiro a ser entregue este ano. Durante a semana, o Comitê vai tornar conhecidos os vencedores da homenagem nas categorias Física, Química, Literatura, Paz e Economia.
rk (AP, dpa)