Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore retornaram para a Terra com os membros da Crew-9 em uma espaçonave Dragon, da SpaceX, nesta quarta-feira, dia 12. A dupla estava na ISS (Estação Espacial Internacional) desde junho de 2024, quando fizeram uma missão teste do foguete Boeing Starliner, na expectativa de voltarem para o nosso planeta em apenas oito dias.

+ Como Nasa pretende resgatar os astronautas ‘presos’ na ISS

+ Saiba como está a rotina dos astronautas da Nasa que estão ‘presos no espaço’

Falhas técnicas na espaçonava testada por Suni e Willmore fizeram com que o retorno da dupla fosse impedido. A volta dos dois para a Terra foi adiado ao menos três vezes até que a Nasa, agência espacial americana, decidiu que a espaçonave da Boeing deveria retornar sem tripulação.

Em setembro de 2024, os astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov desembarcaram na ISS a bordo da missão Crew-9. A espaçonave Dragon usada para a viagem tem espaço para quatro tripulantes, mas dois assentos foram reservados para a volta de Suni e Wilmore.

Com a chegada na ISS da Crew-10, que partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), os astronautas poderão retornar para a Terra. Hague e Gorbunov retornaram com Suni e Wilmore.

Na missão Crew-10, estão envolvidos os astronautas da Nasa Anne McClain (comandante) e Nichole Ayers (piloto); o astronauta da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) Takuya Onishi (especialista de missão); e o cosmonauta da Roscosmos Kirill Peskov.

Espaçonave da Boeing

De acordo com a Nasa, cinco dos 28 propulsores da cápsula da nave falharam durante a acoplagem na ISS. Posteriormente, os equipamentos foram reiniciados e apenas um não voltou a funcionar. As suspeitas da agência espacial americana são de que o calor do procedimento ocasionou o desligamento. Ainda, segundo a Boeing, um vazamento de hélio foi identificado na espaçonave.

A missão teste seria o último passo da Boeing antes de receber certificado da Nasa que permite a realização de voos rotineiros com astronautas, ao lado da SpaceX, de Elon Musk.

A Starliner retornou para a Terra sem a tripulação no dia 6 de setembro. A agência espacial considerou que a volta dos astronautas na espaçonave era arriscada. Na ISS, Suni e Wilmore foram colocados na equipe da Expedição 72.

Missão de resgate

Foguete Falcon 9 no Cabo Canaveral (Crédito: Divulgação/Nasa/SpaceX)

Por entender que a volta dos astronautas seria muito arriscada na Starliner, a Nasa optou por reservar dois assentos na Dragon da SpaceX, rival da Boeing, que foi utilizada na missão Crew-9 para “dar carona” à dupla de volta para a Terra.

*Com informações da Reuters, AFP e Deutsche Welle