14/02/2025 - 17:22
Um estudo do Centro Suíço de Pesquisa Científica na Costa do Marfim revelou que os primatas possuem cerca de 495 gestos para atrair as fêmeas da espécie. A pesquisa partiu da morte do chimpanzé Marius, em 2004, cenário que fez os especialistas descobrirem que um dos chamados havia desaparecido com a caça do animal.
Roman Wittig, um antropólogo evolucionista do Instituto de Ciências Cognitivas do CNRS, e sua equipe analisaram quatro comunidades de macacos da nação africana.
Embora algumas movimentações fossem similares ou até iguais em diferentes partes do país, determinados modos de comunicação só foram identificados em uma ou duas populações distintas – o que chamou a atenção dos pesquisadores.
“Os chimpanzés parecem ter uma variedade de gestos inatos — comportamentos que todos eles podem realizar — que assumem significados diferentes em comunidades diferentes”, explicou Wittig ao periódico Science..
Segundo os primatologistas envolvidos no artigo, a descoberta representa uma contribuição importante para a compreensão profunda da cultura da espécie, além de estabelecer mais uma motivação para sustentar as atividades e ações de conservação de vários ecossistemas.
Atualmente, a maior preocupações dos cientistas da área é o “sumiço” de mais gestos e comunicações específicas pela caça excessiva e predatória dos chimpanzés.