19/11/2025 - 15:15
A astronauta da Nasa Anne McClain foi acusada de acessar de maneira irregular a conta bancária da então esposa, Summer Heather Worden, enquanto estava em uma missão de três meses na Estação Espacial Internacional, em 2019. No entanto, de acordo com comunicado do Ministério Público do Distrito Sul do Texas, Worden admitiu ter feito uma denúncia falsa.
+ Corrida se acelera para desenvolver estações espaciais privadas
Ex-oficial de inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos, a ex-esposa da astronauta afirmou que McClain teria obtido sua senha bancária e acessado a conta sem autorização durante julho de 2019, enquanto a astronauta estava na Estação Espacial Internacional, conforme relataram os procuradores federais.
“Entretanto, Worden havia criado a conta em abril de 2018. Ambas tinham acesso a ela até janeiro de 2019, quando Worden modificou os dados de login. A investigação constatou que Worden havia permitido que a cônjuge consultasse seus dados bancários desde pelo menos 2015, incluindo as credenciais de acesso”, explica o comunicado.
Anne, que esteve casada com Summer entre 2014 e 2019, entrou para a Nasa em 2013 e recentemente exerceu o comando da missão Crew-10 da SpaceX, da NASA, iniciada em março e concluída com retorno à Terra em agosto. As alegações feitas por Summer resultaram na abertura de uma apuração interna conduzida pelo inspetor-geral da Nasa e pela Comissão Federal de Comércio (FTC).
O relacionamento amoroso chegou ao fim em 2018, quando Anne acusou a parceira de agressão, processo posteriormente arquivado. O divórcio e a disputa pela guarda do filho, terminaram em 2020 e chegou a incluir a acusação de crime “espacial”. Summer pode ser condenada em até cinco anos de prisão e ao pagamento de multa de até US$ 250 mil. Ela espera a sentença em liberdade, marcada para fevereiro do ano que vem.
