05/03/2025 - 11:49
Um livro que teria sido escrito no século XII chamado de “Profecia dos Papas” e atribuído ao irlandês São Malaquias afirma que o Juízo Final ocorrerá em 2027. A obra, descoberta nos arquivos do Vaticano pelo monge beneditino Arnold Wion em 1595, consiste em 112 frases curtas em latim que descreveriam todos os pontífices a partir de Celestino II, em 1143.
De acordo com uma passagem do livro, o último papa seria “Pedro, o Romano”, que presidiria a Igreja Católica em um período de grandes turbulências que culminariam na destruição do Vaticano. A “Profecia dos Papas” teria sido escrita por São Malaquias em 1139 quando o religioso teve uma visão durante uma visita a Roma, mas alguns estudiosos sugerem que a obra foi forjada no século XVI. As informações são do “Daily Mail”.
+ Papa Francisco volta a usar oxigênio de alto fluxo após noite com máscara
+ Livro abre detalhes e desfaz mitos sobre os Arquivos do Vaticano
“Pedro, o Romano, alimentará seu rebanho entre muitas turbulências, após as quais a cidade das sete colinas será destruída e o formidável Juiz julgará seu povo”, relata a última passagem da obra.
Conforme o texto, o papa Sisto V estaria na metade da profecia e, como ele assumiu a liderança do Vaticano em 1585, 442 anos após Celestino II, o primeiro pontífice citado no livro por São Malaquias, o Juízo Final ocorreria 442 anos depois, em 2027.
A “Profecia dos Papas” voltou à tona após a internação do Papa Francisco, de 88 anos, por problemas pulmonares. O religioso está há 20 dias no Hospital Gemelli, em Roma, com um estado de saúde considerado como “crítico”, embora estável.
Algumas interpretações da obra apontam que o Papa Francisco seria o último, enquanto outras sugerem que “Pedro, o Romano” seria o sucessor que assumirá o Vaticano após o pontífice.
No livro, as descrições dos papas são específicas até 1590, quando passam a ser mais vagas e abertas à interpretação. É especulado que uma das previsões, com a frase “De labore Solis” – “Do eclipse do Sol” – faça referência a João Paulo II, já que o religioso nasceu durante um eclipse solar.