14/11/2024 - 17:45
Um professor e um aluno da escola de ensino médio Berlin High School, em Connecticut, EUA, foram hospitalizados apos um experimento, realizado no segundo andar do edifício, resultar em um vazamento de gás.
Segundo as autoridades norte-americanas, o teste científico envolveu o uso de ácido nítrico e moedas de cobre, colocadas em um circuito fechado com a intenção de produzir dióxido de nitrogênio – um tipo de gás natural. Contudo, a mistura sofreu com um erro estratégico que causou a quebra de um tubo que continha o gás produzido.
Em altas concentrações o composto criado pode irritar o sistema respiratório, causando sintomas como tontura, irritação nos olhos e leve desconforto na garganta, porém em casos graves ele pode levar a inconsciência.
Depois que a escola foi comunicada do acidente, todos foram evacuados do prédio, por questões de segurança. “Ninguém sabia realmente se era um exercício ou não. Mais tarde descobrimos, enquanto estávamos do lado de fora, que uma das coisas de gás que não deveria ser puxada, foi puxada e houve um vazamento de gás”, disse Katarina Pauley, uma estudante do terceiro ano do ensino médio.
Como medida emergencial, o corpo de bombeiros foi acionado e a técnica de ventilação mecânica foi utilizada para higienizar o resto do local. Além disso, o aluno e o professor tiveram que ser transportados para um hospital próximo depois de apresentarem tontura, irritação nos olhos e na garganta em uma primeira análise médica – outros 14 alunos foram avaliados pela equipe médica no local.
Os pais dos estudantes também foram notificados e o caso segue sob investigação na cidade.