07/08/2015 - 14:54
“O capitalismo consciente ganhará o protagonismo no mundo dos negócios nos próximos anos”. A frase, dita em tom profético, é realidade cotidiana para o seu autor, o presidente da Unilever no Brasil, Fernando Fernandez. Nos últimos cinco anos, a multinacional de origem anglo-holandesa impôs a seus mais de 13 mil funcionários o desafio de adotar em suas diversas áreas as mais modernas práticas de produção e de relações com clientes e com a comunidade em torno do conceito inovador. Os resultados obtidos fizeram da empresa a campeã geral da primeira edição do Prêmio ISTOÉ As Empresas Mais Conscientes do Brasil, realizado em 2014. Foram mais de 150 empresas inscritas, desde gigantes como a Unilever a empresas de pequeno porte.
Para 2015, a disputa deve ser ainda maior. As inscrições para a segunda edição do Prêmio ISTOÉ As Empresas Mais Conscientes do Brasil foram prorrogadas e podem ser feita até o próximo dia 14 de agosto. Podem concorrer empresas de todos os ramos de atividade, que serão avaliadas pela metodologia do B Lab, organização norte-americana especializada na certificação de empresas com práticas alinhadas ao lema: “Não ser apenas as melhores empresas do mundo, mas as melhores para o mundo”.
Para analisar o comprometimento das companhias com objetivos que vão muito além de seu lucro, o B Lab, representado no Brasil pelo Sistema B, desenvolve desde 2007 questionários que analisam as empresas em cinco dimensões: Governança, Modelo de Negócios, Relações com os Funcionários, Relações com a Comunidade e Meio Ambiente. Esses mesmos critérios são adotados para definir quais das Empresas Mais Conscientes do Brasil, na inovadora premiação promovida pela ISTOÉ, com a coordenação da Report Sustentabilidade. Um conselho consultivo, formado por representantes dos organizadores e de entidades especializadas nos temas avaliados, ainda faz uma segunda avaliação, definindo as finalistas de cada categoria, entre as empresas de porte grande, médio e pequeno. Para essa divisão, são utilizados os critérios do BNDES.
Os vencedores do Prêmio ISTOÉ As Empresas Mais Conscientes do Brasil serão anunciadas em uma grande cerimônia a ser realizada em São Paulo no próximo mês de outubro (data a ser definida).
Para inscrever sua empresa, clique em http://empresasmaisconscientes.com.br/