A China lançou um mini-rover secreto para o lado oculto da Lua na última sexta-feira, 3, no que representa um primeiro passo da missão Chang’e 6, que busca coletar amostras da parte mais distante do único satélite natural da Terra e trazê-las de volta para o nosso planeta. As informações são do Space.

O projeto do país asiático é secreto, mas foi identificado por meio de observações de imagens da astronave, que deve tocar o solo lunar no próximo mês.

+ Nasa mostra como os futuros astronautas vão dirigir na Lua

+ Nasa vai financiar pesquisa para criar ferrovia na Lua

A ideia da expedição é pousar no lado oculto da Lua e lançar as amostras coletadas de volta em outro módulo. A operação é similar a que foi realizada no Chang’e 5, em 2020, quando uma exploração mandou dados obtidos do satélite para a Terra após alguns meses.

Sabia-se pouco do que o módulo faria antes do lançamento, apenas que o objeto também levaria cargas da França, Suécia, Itália e Paquistão. Entretanto, com as imagens do início da viagem, muitos rapidamente perceberam o mini-rover acoplado na lateral da astronave.

A primeira tarefa do veículo na Lua é incerta, mas um comunicado traduzido do Instituto de Cerâmicas de Xangai sugere que o objeto possua um espectrômetro de imagem infravermelha. Devido ao tamanho do robô, a sua missão provavelmente será pequena.