A resposta curta à pergunta é: ninguém sabe quem inventou a música.

Não existe nenhuma evidência histórica para nos dizer exatamente quem cantou a primeira música, ou assobiou a primeira melodia, ou fez os primeiros sons rítmicos que se assemelhavam ao que conhecemos hoje como música.

Criação divina

Mas os pesquisadores sabem que isso aconteceu há milhares de anos. As primeiras civilizações em toda a África, Europa e Ásia tinham música. Naquela época, muitos acreditavam que era uma criação divina, um presente dos deuses.

De fato, deuses e deusas de muitas religiões e mitologias estão associados à música. Histórias e obras de arte contam-nos que o deus africano Àyàn era um percussionista; o deus grego Apolo tocava a lira, um instrumento de cordas. No livro do Gênesis, Jubal – descendente de Adão – é identificado como o pai da harpa e da flauta.

Os cientistas provavelmente nunca serão capazes de creditar a uma pessoa, ou mesmo a um grupo de pessoas, a invenção da música. Mas, como musicóloga – alguém que estuda a história da música –, vi muitos artefatos e evidências que podem nos ajudar a entender como e por que os antigos tocavam música.

Flauta encontrada na Eslovênia, o instrumento mais antigo encontrado até hoje, teria sido feito há cerca de 43 mil anos. Crédito: Petar Milošević/Wikimedia Commons

O canto

Alguns estudiosos dizem que cantar foi o primeiro tipo de som musical. Não que as pessoas naquela época estivessem cantando músicas completas. Em vez disso, elas faziam sons vocais mais simples – talvez apenas algumas notas juntas. Se isso for verdade, talvez os primeiros humanos tenham começado a falar e cantar mais ou menos ao mesmo tempo.

Por que eles cantavam? Talvez eles tivessem um impulso de imitar algo bonito, como sons de pássaros. Imitações vocais de outros sons de animais, no entanto, podem ter sido usadas para caçar, como um apito de pato moderno.

Também é possível que cantar fosse uma maneira de se comunicar com bebês e crianças pequenas, como as primeiras versões de canções de ninar. Mas, novamente, as pessoas não estavam cantando melodias ou canções completas; nossas canções de ninar modernas – como “Rock-a-bye Baby” – levaram séculos para se desenvolver.

Cantar nas igrejas católicas em toda a Europa durante a Idade Média está bem documentado. No início, havia apenas uma única melodia vocal, cantada por um solista ou por um pequeno grupo de clérigos masculinos. As freiras também aprenderam a cantar nos conventos. Mais tarde, a polifonia tornou-se cada vez mais comum – quando duas, três ou quatro vozes cantavam melodias diferentes, aumentando a complexidade do som.

Bianzhong, um conjunto de sinos de bronze, instrumento musical chinês que pode ter mais de 3 mil anos. Os sinos eram usados como parte do ritual e da música da corte da China. Crédito: Zzjgbc/Wikimedia Commons

Instrumentos

Os arqueólogos ajudaram os musicólogos a aprender sobre instrumentos musicais antigos a partir dos artefatos que descobriram. Por exemplo, eles encontraram flautas e apitos feitos de osso, cerâmica e pedra.

Os arqueólogos usaram um processo conhecido como datação por carbono-14 para descobrir a idade dos instrumentos ósseos. Todos os organismos vivos – animais, plantas e pessoas – contêm algum carbono-14; quando morrem, a quantidade de carbono-14 diminui, pouco a pouco, ao longo dos anos, décadas e séculos.

Quando os cientistas mediram quanto carbono-14 restava nas flautas – que eram feitas de ossos de pássaros grandes –, descobriram que alguns dos instrumentos tinham mais de 30 mil anos!

No Japão, alguns apitos e chocalhos antigos, feitos de pedra ou barro, têm cerca de 6 mil anos. Através de seus pequenos orifícios, esses instrumentos criavam tons altos e estridentes. Aqueles que os usaram podem ter pensado que os sons eram de alguma forma mágicos, e é possível que eles os tocassem durante rituais religiosos. Alguns desses apitos de pedra ainda podem fazer sons.

Na China, os sinos de cerâmica, que podem ser os ancestrais dos sinos de bronze, apareceram há pelo menos 4 mil anos. Na Grécia, instrumentos como o krotola, um conjunto de blocos ocos encadernados em couro, eram tocados há 2.500 anos. Os gregos também usavam pratos de dedo e tambores de moldura – semelhantes ao tipo que as crianças podem usar na escola.

Os instrumentos musicais também podem estar associados a diferentes tipos de pessoas. Os pastores tocavam a siringe, um instrumento com som semelhante a um assobio, conhecido hoje como flauta de Pã. Era um instrumento simples e fácil de levar para os campos. O aulo era um instrumento de sopro de madeira mais sofisticado composto por dois tubos. Como era preciso mais habilidade para tocar os aulos, você precisaria de treinamento de um professor – ou talvez, se fosse rico, poderia contratar músicos experientes para tocar para você.

Partitura de missal da Inglaterra da Idade Média. Crédito: National Library of Wales/Wikimedia Commons

Manuscritos e obras de arte

Na África, pinturas e gravuras rupestres de 4 mil anos encontradas em túmulos egípcios mostram músicos tocando o que parecem ser harpas.

A cerâmica grega frequentemente retrata cenas musicais; essas imagens muitas vezes apareciam em vasos e urnas. As configurações, no entanto, muitas vezes não são claras. Nem sempre se sabe se os músicos faziam parte de um festival ou celebração, ou simplesmente tocavam para seu próprio entretenimento.

Manuscritos medievais feitos à mão também fornecem pistas. Ilustrações com tinta e, às vezes, folhas de ouro, muitas vezes mostram músicos tocando um instrumento.

Um mundo sem música

Já imaginou viver hoje sem música? Eu não consigo. Ela não só entretém e encanta, como também nos permite comunicar emoções. A música nos ajuda a celebrar eventos alegres e nos consola quando estamos tristes ou com dor. Certamente, a música antiga fez seus ouvintes sentirem emoções poderosas, assim como a música ao longo deste século e além fará o mesmo. Pense por um momento como a música do século 22 pode soar. E quem sabe? Talvez – em cerca de 78 anos – os mais jovens descubram.

Música tocada pela primeira vez há mais de 3.400 anos

* Laura Dallman é professora de História da Música na Universidade da Flórida (EUA).

** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.