Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (TAU) analisaram 18 textos antigos que datam de cerca de 600 a.C. do posto militar de Tel Arad usando processamento de imagem de última geração, tecnologias de aprendizado de máquina e a experiência de uma tarimbada analista de caligrafia. Eles concluíram que os textos foram escritos por não menos que 12 autores, sugerindo que muitos dos habitantes do reino de Judá naquele período sabiam ler e escrever. A alfabetização, portanto, não era uma característica exclusiva de uns poucos escribas reais.

O estudo interdisciplinar foi conduzido por cinco pesquisadores da TAU: dr. Arie Shaus, Shira Faigenbaum-Golovin e dr. Barak Sober, do Departamento de Matemática Aplicada; prof. Eli Piasetzky, da Escola de Física e Astronomia Raymond e Beverly Sackler; e prof. Israel Finkelstein, do Departamento Jacob M. Alkow de Arqueologia e Civilizações do Oriente Próximo, todos da TAU. A eles se somou a especialista em caligrafia forense Yana Gerber, que trabalhou por 27 anos no Laboratório de Documentos Questionados da Divisão de Identificação e Ciência Forense da Polícia de Israel e sua Unidade de Investigações de Crimes Internacionais.

Os resultados foram publicados na revista “PLOS ONE”.

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Análise de óstracos

“Há um debate animado entre os especialistas sobre se os livros bíblicos Deuteronômio, Josué, Juízes, Samuel e Reis foram compilados nos últimos dias do reino de Judá ou após a destruição do Primeiro Templo pelos babilônios”, explicou o dr. Shaus. “Uma maneira de tentar chegar ao fundo dessa questão é perguntar quando houve o potencial para a escrita de obras históricas tão complexas.”

Ele prosseguiu: “Em relação ao período após a destruição do Primeiro Templo, em 586 a.C., há muito poucas evidências arqueológicas de escrita hebraica em Jerusalém e seus arredores. No entanto, uma abundância de documentos escritos foi encontrada relativa ao período anterior à destruição do Templo. Mas quem escreveu esses documentos? Era uma sociedade com alfabetização generalizada ou havia apenas um punhado de pessoas alfabetizadas?”

Para responder a essa pergunta, os pesquisadores examinaram os óstracos (fragmentos de vasos de cerâmica contendo inscrições em tinta) descobertos no sítio de Tel Arad na década de 1960. Tel Arad era um pequeno posto militar na fronteira sul do reino de Judá, com área construída de cerca de 18.500 metros quadrados. Ele abrigava entre 20 e 30 soldados.

Algoritmos e abordagem forense

“Examinamos a questão da alfabetização empiricamente, de diferentes direções de processamento de imagem e aprendizado de máquina”, disse Faigenbaum-Golovin. “Entre outras coisas, essas áreas nos ajudam hoje na identificação, reconhecimento e análise de caligrafia, assinaturas e assim por diante. O grande desafio era adaptar tecnologias modernas a óstracos de 2.600 anos. Com muito esforço, conseguimos produzir dois algoritmos que podiam comparar letras e responder à questão de saber se dois óstracos dados foram escritos por duas pessoas diferentes.”

Em 2016, os pesquisadores teorizaram que 18 das inscrições de Tel Arad foram escritas por pelo menos quatro autores diferentes. Combinado com evidências textuais adicionais, os pesquisadores concluíram que havia de fato pelo menos seis escritores diferentes. O estudo despertou grande interesse em todo o mundo.

Os pesquisadores do TAU decidiram então comparar os métodos algorítmicos, que já foram refinados, com a abordagem forense. Para tanto, Yana Gerber se juntou à equipe. Após um exame aprofundado das inscrições antigas, ela descobriu que os 18 textos foram escritos por pelo menos 12 escritores distintos com vários graus de certeza. Ela examinou óstracos originais de Tel Arad no Museu de Israel, no Museu Eretz Israel, no Instituto de Arqueologia Sonia e Marco Nedler da Universidade de Tel Aviv e nos armazéns da Autoridade de Antiguidades de Israel em Beit Shemesh.

Natureza cautelosa

Yana Gerber explicou: “Estas são antigas inscrições hebraicas escritas em tinta em fragmentos de cerâmica, utilizando um alfabeto que antes não era familiar para mim. (…) Investiguei os detalhes microscópicos dessas inscrições escritas por pessoas do período do Primeiro Templo, de questões rotineiras como ordens relativas à movimentação de soldados e ao fornecimento de vinho, azeite e farinha, às correspondência com as fortalezas vizinhas e às ordens que chegaram à fortaleza de Tel Arad dos altos escalões do sistema militar de Judá. Tive a sensação de que o tempo havia parado e não havia um intervalo de 2.600 anos entre os escritores dos óstracos e nós”.

Ela acrescentou: “A caligrafia é composta de padrões de hábitos inconscientes. A identificação da caligrafia se baseia no princípio de que esses padrões de escrita são únicos para cada pessoa e não há duas pessoas que escrevam de forma exatamente igual. Também se presume que repetições do mesmo texto ou caracteres pelo mesmo escritor não são exatamente idênticos e pode-se definir uma gama de variações naturais de caligrafia específicas para cada um”.

Revezamento

Gerber prosseguiu: “Assim, a análise forense da caligrafia visa rastrear características correspondentes a indivíduos específicos e concluir se um único autor ou diferentes autores escreveram os documentos fornecidos”.

“O processo de exame é dividido em três etapas: análise, comparação e avaliação”, acrescentou Gerber. “A análise inclui um exame detalhado de cada uma das inscrições, de acordo com várias características, como espaçamento entre letras, suas proporções, inclinação, etc. A comparação é com base nos recursos mencionados acima em várias caligrafias. Além disso, padrões consistentes, como as mesmas combinações de letras, palavras e pontuação, são identificados. Por fim, é feita uma avaliação da identidade ou distinção dos escritores. Deve-se notar que, de acordo com uma decisão da Suprema Corte de Israel, uma pessoa pode ser condenada por um crime com base na opinião de um especialista forense em caligrafia.”

Revezamento

“Tivemos uma grande surpresa: Yana identificou mais autores do que nossos algoritmos”, observou Shaus. “Deve-se entender que nossos algoritmos atuais são de natureza ‘cautelosa’ – eles sabem como identificar casos em que os textos foram escritos por pessoas com caligrafia significativamente diferente; em outros casos, eles se abstêm de conclusões definitivas. Em contraste, um especialista em análise de caligrafia sabe não apenas como identificar as diferenças entre os escritores com mais precisão, mas, em alguns casos, também pode chegar à conclusão de que vários textos foram na verdade escritos por uma única pessoa. Naturalmente, em termos de consequências, é muito interessante ver quem são os autores. Graças aos resultados, conseguimos construir todo um fluxograma da correspondência relativa à fortaleza militar – quem escreveu a quem e sobre qual assunto. Isso reflete a cadeia de comando dentro do exército de Judá.”

Shaus prosseguiu: “Por exemplo, na área de Arad, perto da fronteira entre os reinos de Judá e Edom, havia uma força militar cujos soldados são chamados de Kittiyim nas inscrições, provavelmente mercenários gregos. Alguém, provavelmente o judeu comandante ou oficial de ligação, solicitou provisões para a unidade Kittiyim. Ele escreve ao contramestre da fortaleza em Arad ‘dê aos Kittiyim farinha, pão, vinho’ e assim por diante. Agora, graças à identificação da caligrafia, podemos dizer com grande probabilidade que não houve apenas um comandante judia escrevendo, mas pelo menos quatro comandantes diferentes. É concebível que cada vez que outro oficial fosse enviado para se juntar à patrulha, eles se revezassem.”

Alto nível de alfabetização

Segundo os pesquisadores, as descobertas lançaram uma nova luz sobre a sociedade judaica na véspera da destruição do Primeiro Templo e sobre o cenário da compilação de textos bíblicos. “Deve-se lembrar que esse era um pequeno posto avançado, um de uma série de postos avançados na fronteira sul do reino de Judá”, observou o dr. Sober. “Como encontramos pelo menos 12 autores diferentes de um total de 18 textos, podemos concluir que houve um alto nível de alfabetização em todo o reino. As patentes de comando e os oficiais de ligação no posto avançado, e até mesmo o contramestre Eliashib e seu vice, Nahum, eram alfabetizados. Alguém precisava ensiná-los a ler e escrever, então devemos presumir que existia um sistema educacional adequado em Judá no final do período do Primeiro Templo.”

Sober acrescentou: “Isso, é claro, não significa que houvesse uma alfabetização quase universal como hoje. Mas parece que uma parte significativa dos residentes do reino de Judá era alfabetizada, o que é importante para a discussão sobre a composição dos textos bíblicos. Se apenas duas ou três pessoas em todo o reino soubessem ler e escrever, então seria improvável que textos complexos tivessem sido compostos”.

Luz diferente

Finkelstein observou: “Quem escreveu as obras bíblicas não o fez por nós, para que pudéssemos lê-las depois de 2.600 anos. Eles fizeram isso para promover as mensagens ideológicas da época. Existem diferentes opiniões sobre a data de composição dos textos bíblicos. Alguns estudiosos sugerem que muitos dos textos históricos da Bíblia, de Josué a II Reis, foram escritos no final do século 7 a.C., muito próximo ao período dos óstracos de Arad. É importante perguntar para quem foram escritos esses textos. De acordo com uma visão, houve eventos em que as poucas pessoas que sabiam ler e escrever se colocavam diante do público analfabeto e liam textos para eles. Uma alta taxa de alfabetização em Judá coloca as coisas sob uma luz diferente”.

“Até agora, a discussão sobre a alfabetização no reino de Judá tem se baseado em argumentos circulares, no que está escrito na própria Bíblia, por exemplo, nos escribas do reino”, acrescentou Finkelstein. “Mudamos a discussão para uma perspectiva empírica. Se em um lugar remoto como Tel Arad houve, em um curto período de tempo, um mínimo de 12 autores de 18 inscrições, da população de Judá que se estima não ter mais de 120 mil pessoas, isso significa que a alfabetização não era exclusividade domínio de um punhado de escribas reais em Jerusalém. O intendente do posto avançado de Tel Arad também tinha a habilidade de lê-los e apreciá-los.”