07/11/2025 - 7:23
O retorno dos astronautas chineses da missão Shenzhou-20 à Terra, previsto para quarta-feira, 5, foi adiado por tempo indeterminado depois que a espaçonave sofreu o impacto de um pequeno fragmento de detrito orbital. A informação foi divulgada pela mídia estatal chinesa e confirmada em comunicado da agência espacial do país.
“Suspeita-se que a espaçonave tripulada Shenzhou-20 tenha sido atingida por um pequeno fragmento de detrito orbital, e a avaliação do impacto e dos riscos associados está em andamento. Para garantir a saúde e a segurança dos astronautas e o sucesso da missão, foi decidido que o retorno será adiado”, informou a agência.
+ Astronautas chineses fazem primeiro churrasco no espaço e gravam vídeo
As autoridades não detalharam quando ou como o incidente ocorreu. No início da semana, não havia sinais de problema: as equipes Shenzhou-20 e Shenzhou-21, que chegou à estação espacial Tiangong no fim de semana, participaram de uma cerimônia de “passagem do bastão” na terça-feira, 4, transmitida nas redes sociais.
O episódio lembrou o caso dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que ficaram meses na Estação Espacial Internacional por falhas na nave utilizada na viagem.
Com avanços constantes em seu programa espacial, a China já realizou 37 voos e seis missões tripuladas, com o objetivo de enviar um astronauta à Lua até 2030. O comandante Chen Dong, da Shenzhou-20, detém o recorde chinês de permanência no espaço, com mais de 380 dias em órbita.
