Decisão é retaliação ao bloqueio da emissora russa RT na Alemanha. Jornalistas da DW na Rússia têm credenciais retiradas.O governo da Rússia proibiu as operações da Deutsche Welle (DW) no país e retirou as credenciais de imprensa dos jornalistas que trabalham para a emissora.

A decisão inclui o fechamento da sucursal de Moscou da DW e o fim de todas as transmissões, seja por satélite ou outros meios. O governo da Rússia ainda anunciou que planeja iniciar um procedimento para reconhecer a DW como um empresa de mídia que opera como um agente externo.

A decisão foi anunciada pelo Ministério russo do Exterior nesta quinta-feira (03/02), como retaliação ao bloqueio da emissora estatal russa RT na Alemanha.

O governo russo também afirmou nesta quinta que vai compilar uma lista de autoridades envolvidas no bloqueio da RT na Alemanha e proibir sua entrada na Rússia.

Bloqueio da RT na Alemanha

A RT deve parar de transmitir programas no idioma alemão na Alemanha por não possuir a licença de transmissão necessária, anunciou a Comissão Alemã de Licenciamento e Supervisão (ZAK) nesta quarta-feira.

A RT tem sido acusada de ser um instrumento de propaganda do Kremlin e de difundir desinformação. Em março de 2021, a emissora estatal anunciou o plano de lançar um canal no idioma alemão, que rapidamente despertou dúvidas sobre se esse canal receberia uma licença para operar.

O canal no idioma alemão, chamado RT DE, começou a operar em dezembro de 2021, alegando ter uma licença sérvia para transmissão por cabo e satélite que permitiria realizar transmissões também na Alemanha.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e oferece conteúdo jornalístico em mais de 30 idiomas.

as/lf (DW)