Um alinhamento de astros poderá ser visto em seu ponto máximo durante a manhã deste sábado, 29, no hemisfério norte e sul. A conjunção – nome dado ao evento em que dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu – envolverá a Lua, Júpiter, Marte e Saturno.

As conjunções são formadas por conta do movimento de translação dos planetas em torno do Sol. Em determinado momento, devido às órbitas dos astros serem diferentes e levarem seu próprio tempo para completar uma volta na estrela, um observador que olha da Terra pode ter a impressão de que os corpos celestes estão alinhados.

+ Hubble mostra uma conjunção galáctica só aparente

+ Conjunção Júpiter-Saturno: a Estrela de Belém está voltando?

De acordo com o Observatório Didático de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o melhor período para ver o fenômeno é pouco antes do amanhecer. Em São Paulo (SP), a conjunção pode ser observada por volta das 6h25. Dez minutos mais cedo seria o horário ideal para acompanhar o alinhamento em Brasília (DF).

Em Porto Alegre, o momento certo para presenciar os astros seria por volta das 7h20. O fenômeno pode ser visto a olho nu na direção leste caso o céu esteja limpo. Segundo a Nasa, agência espacial americana, os planetas, diferentemente de outras estrelas, possuem um brilho intenso e que, além de se mexer, aparenta piscar.

Com binóculo ou telescópio será possível ver apenas um dos corpos celestes, já que estão distantes entre si no céu.