A produtora de bebidas alcoólicas Asahi Shuzo planeja enviar ingredientes para produzir um exemplar especial na Estação Espacial Internacional (EEI). O projeto da empresa por trás da marca japonesa Dassai busca fermentar a safra fora de órbita, sendo a primeira vez que a humanidade alcança esse modo de produção.

Se a proposta funcionar, uma garrafa de 100 ml deve ser vendida por 100 milhões de ienes (cerca de US$ 653.000) – uma dose padrão da bebida conta com 80 ml, indicando que o produto será caro. “Não há garantia de 100% de sucesso nos testes de fermentação”, explicou Souya Uetsuki, o cervejeiro responsável pelo projeto. Os riscos estão na forma como a diferença de gravidade pode agir. O processo de transferência de calor é o principal impactado, alterando a maneira como a fermentação ocorre.

A companhia pagou à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão pelo acesso ao módulo experimental Kibo, desenvolvido pelo país asiático, onde os testes podem ser conduzidos em um “ambiente espacial de microgravidade”.

O saquê da marca é feito de arroz japonês, água, fermento e um tipo de mofo chamado moji. A bebida leva cerca de dois meses para ficar pronta e passa por etapas extensas de vaporização, agitação e fermentação. O líquido é tradicionalmente consumido em muitas celebrações culturais japonesas e no início de dezembro ganhou um lugar na lista da UNESCO de “patrimônio cultural imaterial da humanidade”.

O idealizador do método disse que a empresa espera que o projeto ofereça mais informações sobre como a fermentação funciona no espaço, para que um dia eles possam produzir totalmente o saquê na Lua. “Em um futuro onde os humanos podem viajar livremente entre a lua e a Terra, alguns visitarão a lua como turistas. Este projeto visa criar saquê que pode ser apreciado na lua, permitindo que os visitantes tenham momentos deliciosos lá”, completou Uetsuki.

O conhecimento sobre o processo de fermentação fora de órbita também pode auxiliar a exportação de outros alimentos mais apetitosos para futuras missões espaciais. A empresa ainda está no desenvolvimento de equipamentos para a fabricação da bebida espacial. Sua data de lançamento está prevista para o final de 2025.