A Nasa, agência espacial americana, divulgou imagens do satélite Landsat 8, captadas em 6 de agosto, que mostram o surgimento de uma ilha no Alasca, nos EUA, em decorrência das mudanças climáticas. Em quatro décadas, uma montanha conhecida como Prow Knob, que já foi inteiramente cercada pela geleira Alsek, se transformou em uma massa de terra em meio a um lago. As informações são do “Daily Mail”.

+ O que são geleiras de montanha e por que elas importam?

+ Por que o derretimento de geleiras causa tanta preocupação: ‘Questão de sobrevivência’

Confira a comparação entre duas imagens da ilha:

Comparação entre as imagens captadas por satélite da Prow Knob em 1984 e 2025 (Crédito: Divulgação/Nasa Earth Observatory)

De acordo com o Nasa Earth Observatory, a ilha surgiu entre os dias 13 de julho e 6 de agosto de 2025. Segundo Lindsey Doermann, escritora científica da entidade, a água está “rapidamente substituindo o gelo” na planície costeira do sudoeste do Alasca.

No início do século XX, a geleira Alsek se estendia cinco quilômetros a oeste da ilha. Em meio ao local havia um nunatak — parte rochosa que não é coberta por gelo — que ficou conhecido como Prow Knob. A montanha era cercada por uma parede de gelo de até 50 metros de altura.

Em 1960, imagens ainda mostravam a montanha cercada por gelo. Entretanto, à medida que o mundo aqueceu em decorrência da concentração de gases do efeito estufa, a geleira começou a enfraquecer. “Estão ficando mais finas e recuando, com lagos proglaciais de água derretida se formando em suas frentes”, explicou Lindsey Doermann.

Posteriormente, imagens do satélite Landsat 5, captadas em 1984, mostravam que a área ocidental da montanha já havia se tornado margem de um lago. Nas décadas seguintes, partes da geleira Alsek já haviam se separado e se transformado em icebergs.

Desde 1984, o lago cresceu cerca de 30 quilômetros quadrados. Em todo o Alasca, lagos glaciais estão aumentando de tamanho, o que pode desencadear inundações.