07/07/2021 - 9:01
O exoplaneta TOI-1231 b orbita uma estrela anã vermelha localizada a cerca de 90 anos-luz de distância da Terra. Ele é, estranhamente, uma reminiscência de nosso Netuno – isto é, um mundo gasoso com uma atmosfera potencialmente rica, pronta para estudo.
O planeta tem mais de 3,5 vezes o tamanho da Terra e é quente para os padrões terrestres, a 57 graus Celsius. Mas os astrônomos dizem que é um dos planetas mais “frios”, comparativamente pequenos, conhecidos até hoje. Além disso, ele está em uma posição privilegiada para que os componentes de sua atmosfera sejam examinados separadamente por telescópios espaciais.
- Um número surpreendente de exoplanetas pode abrigar vida
- Terra foi preparada para a vida surgir há pelo menos 2,7 bilhões de anos
As estrelas anãs vermelhas são menores, mas têm vida mais longa do que nosso Sol – com um ano, uma vez ao redor da estrela, que dura 24 dias. Mas o planeta permanece relativamente frio, apesar de sua órbita próxima, porque sua estrela também está no lado mais frio.
‘Código de barras’
Embora não seja habitável devido ao seu tamanho, o planeta poderia oferecer aos cientistas uma de suas primeiras chances de capturar uma leitura do tipo “código de barras” da atmosfera de um exoplaneta temperado do tamanho de Netuno – um planeta orbitando outra estrela. Isso permitirá comparações com mundos semelhantes em outras partes da galáxia, trazendo conhecimentos potencialmente profundos sobre a composição e formação de exoplanetas e sistemas planetários, incluindo o nosso.
Usando dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite (Tess), esse exoplaneta foi descoberto por uma equipe internacional de astrônomos liderados pela drª Jennifer Burt, pesquisadora de exoplanetas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, e pela profª Diana Dragomir, pesquisadora de exoplanetas da Universidade do Novo México, nos EUA. A descoberta foi inserida no Arquivo de Exoplanetas da Nasa em 3 de junho de 2021.