Uma equipe de astrônomos divulgou uma imagem impressionante de um jato de energia cósmico que se assemelha ao “Olho de Sauron”, da famosa obra de J.R.R. Tolkien. A estrutura foi observada no centro de uma galáxia distante e é originada por um buraco negro supermassivo.

O objeto, oficialmente conhecido como blazar PKS 1424+240, está localizado a bilhões de anos-luz da Terra. Blazares são núcleos galácticos ativos que disparam jatos de partículas e radiação a velocidades próximas à da luz. No caso do PKS 1424+240, um desses jatos está apontado diretamente em direção ao nosso planeta.

+ James Webb encontra 300 objetos luminosos e desafia a ciência

+ Brasileiro encontra um dos maiores buracos negros já vistos

A imagem foi construída a partir de dados coletados durante 15 anos pela rede de radiotelescópios Very Long Baseline Array (VLBA), do Observatório Nacional de Rádio Astronomia dos EUA. O resultado final revela o campo magnético complexo do jato, que cria a aparência característica do “olho”.

Segundo os pesquisadores, a observação direta do “coração” deste jato permite um estudo aprofundado da dinâmica desses fenômenos extremos e ajuda a compreender a origem de partículas de alta energia, como os neutrinos, que são emitidos por esses blazares.