17/04/2023 - 13:14
Quanto tempo você passa olhando para uma tela todos os dias? De acordo com um estudo, a pessoa média passa cerca de sete horas por dia em telas conectadas à internet. E esse número será ainda maior se o seu trabalho for feito principalmente na frente de um computador.
- Escrever em papel ativa mais o cérebro do que em tablet ou smartphone
- Como aplicativos de seu smartphone podem revelar sua identidade
- “Zumbis de smartphone” têm risco aumentado de lesões na cabeça
A maioria de nós usa dispositivos digitais em excesso, gastando muito tempo trabalhando ou se distraindo com celulares, tablets, laptops ou até mesmo headsets de realidade virtual. Somos acusados de sermos viciados em tecnologia e alertados para os perigos para nossa saúde física e mental.
Um paradoxo significativo aqui é que muitas vezes nos refugiamos no mundo digital para escapar dos estresses do mundo físico, mas podemos simplesmente coletar outros tipos de estresse físico e digital ao longo do caminho.
Como pai, fiquei preocupado há alguns anos com o efeito que minha vida digital estava tendo em meu trabalho e família. Fiz algumas pesquisas por conta própria, mudei a forma de usar meus aparelhos e até escrevi um livro sobre os perigos do que chamo de “inferno digital”.
Problemas do excesso de tecnologia
Apenas nos últimos anos estudos de longo prazo foram publicados sobre o assunto. E, em conjunto, esses estudos compreendem um corpo de conhecimento crescente e significativo, difícil de descartar ou ignorar: muita tecnologia pode causar problemas para nós, humanos.
Para ser claro, os dispositivos digitais oferecem benefícios significativos – pense em conexão, educação, entretenimento. O perigo é quando o uso excessivo deles se torna tóxico para a saúde.
Do ponto de vista pessoal cansaço visual, dor no pescoço, falta de sono, estresse, lesões por esforço repetitivo de todos os tipos e função prejudicada das mãos são apenas alguns dos sintomas que tive ao longo dos anos, graças ao uso excessivo de telas e dispositivos – e pesquisas mostram que estou longe de estar sozinho.
Se algum desses sintomas descreve você (ou alguém que você conhece), ou você simplesmente sente que muito de sua vida é ocupada olhando para uma tela, então você pode achar úteis meus conselhos sobre como recuperar o controle de sua tecnologia.
Como recuperar o controle
1) Pratique deixar seus dispositivos digitais de lado conscientemente
Mantenha-os fora de vista e guarde-os quando não os estiver usando, especialmente à noite. Expulse-os do quarto, pegue um despertador (para não usar o alarme do telefone) e você dormirá melhor sem mexer no aparelho tarde da noite. E perca o hábito de assistir à TV com o celular ao seu lado. Concentre-se apenas em uma tarefa por vez sem a distração de outra tela.
2) Defina limites de tempo de tela
Muito tempo de tela pode causar dores de cabeça. Esteja atento à maneira como você usa sua tecnologia e faça uso de recursos como arquivos de áudio, que permitem que você fique atualizado com a comunicação sem olhar para a tela por muito tempo.
3) Pare de permitir distrações digitais
A interrupção constante pode induzir estresse físico e mental. Desative notificações e alertas quando quiser se concentrar totalmente em uma tarefa. E mantenha o telefone longe da mesa. A pesquisa mostra que ter o telefone por perto, mesmo que não esteja zumbindo ou tocando e mesmo que esteja desligado, pode prejudicar seu desempenho.
4) Agende um tempo livre digital adequado
Depressão e ansiedade são resultados da sobrecarga digital. Portanto, é importante ficar longe do seu mundo digital por um tempo. Faça um passeio na natureza, leia um livro, pedale sua bicicleta – qualquer coisa que o afaste um pouco das telas.
5) Torne as telas mais fáceis para os olhos
O uso excessivo da tela pode sobrecarregar nossos olhos e afetar nossa visão. Não aperte os olhos para telas minúsculas para fazer um trabalho que seria mais bem feito em um laptop de tela maior. Reduza a luz azul nos dispositivos e use todos os outros recursos úteis de acessibilidade. Comece com o brilho da tela. E também certifique-se de que o volume não estoure seus tímpanos.
6) Assuma o controle do caos da sobrecarga de informações
Organize seu telefone, computador e tablet para que você possa usá-los com mais eficiência. Alguns aplicativos realmente ajudam você a assumir o controle de sua vida e a trabalhar com mais calma e eficiência. Aplicativos de controle de tempo medem quanto tempo você está gastando (desperdiçando) em sua tela – prepare-se para ficar horrorizado! Recuperamos o domínio sobre nossos dispositivos digitais quando nos tornamos mais proativos em seu uso.
7) Sente-se bem quando estiver envolvido digitalmente
Curvar-se sobre um telefone ou debruçar-se sobre seu laptop prejudicará seu pescoço e suas costas. Sente-se ereto, alongue-se regularmente e faça exercícios com frequência – sem o seu telefone.
Seja um decisor digital
Essas sete dicas devem ajudá-lo a recuperar o senso de controle sobre sua vida digital. Para mim, tudo se resume a dormir e acordar melhor depois de deixar meu telefone lá embaixo. É sobre ter um tempo digital dedicado e planejado e horários específicos em que o telefone não tem lugar no que estou fazendo.
No entanto, trata-se também de aproveitar esses milagres tecnológicos de maneira mais satisfatória e usá-los de maneira mais consciente. Gosto de pensar em mim agora como um decisor digital e não apenas mais uma vítima digital.
* Paul Levy é professor sênior e pesquisador em Inovação e Liderança Digital na Universidade de Brighton (Reino Unido).
** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.