A pareidolia (ver coisas familiares em lugares ou objetos inusitados) fez uma nova incursão em paisagens marcianas registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). Alguns meses depois de os operadores da câmera de alta resolução HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), da MRO, baseados na Universidade do Arizona (EUA) terem descoberto uma “orelha humana” em Marte (confira abaixo), chegou a hora de encontrarem um “rosto de urso”. A figura está no lote de fotos obtido em dezembro de 2022.

A “face” tem 2 quilômetros de largura, e a discussão sobre o que a compõe já está em andamento. Na descrição dos operadores da HiRISE, há uma colina com uma estrutura de colapso em forma de V (o nariz), duas crateras (os olhos) e um padrão de fratura circular (a cabeça). O padrão de fratura circular pode ser atribuído ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada. O nariz seria uma abertura vulcânica ou de lama e o depósito poderia ser lava ou fluxos de lama? Ainda não é possível saber.

A MRO está na órbita de Marte desde 2006, e a HiRISE, um dos seis instrumentos que ela leva a bordo, tem feito fotos bem detalhadas da superfície do planeta. Esse material será útil para novas missões robóticas ou tripuladas.