A Space X, fabricante de foguetes do bilionário Elon Musk, realizou um teste com a Starship, maior espaçonave já criada, que foi bem sucedido durante a manhã desta quinta-feira, 6. O meio de transporte partiu de uma base espacial em Boca Chica, no Texas, Estados Unidos, às 9h50 no horário de Brasília. Todo o processo foi transmitido ao vivo no X (antigo Twitter) e acompanhado por mais de três milhões de pessoas.

A intenção do projeto é demonstrar a capacidade da Starship e do Super Heavy, propulsor de primeiro estágio do foguete, em ser reutilizada, podendo realizar uma reentrada controlada na Terra e um pouso “suave”, conforme informações divulgadas pela Space X.

+ SpaceX lança Starship, maior nave do mundo, nesta quinta; confira

+ Nasa realiza lançamento de voo tripulado com foguete da Boeing; confira

Confira um vídeo do lançamento da Starship:

O objeto foi lançado da Terra por volta das 9h50 desta quinta-feira 6 (Crédito: Reprodução/X/Space X)

É a quarta vez que a Starship é lançada. Nas outras oportunidades em que a manobra foi efetuada, o foco era atingir a órbita terrestre.

Após o lançamento, o propulsor Super Heavy se separou da Starship e realizou uma aterrissagem bem sucedida no Golfo do México a cerca de apenas sete minutos do lançamento. Na gravação, que foi transmitida, é possível notar a celebração de funcionários da Space X.

Confira as imagens do pouso do Super Heavy:

O Super Heavy é o propulsor de primeiro estágio da Starship (Crédito: Reprodução/Redes Sociais/Space X)

Após a separação do Super Heavy, a Starship prosseguiu mais alguns minutos em órbita para que outros tipos de testes fossem realizados com a espaçonave. Posteriormente, o foguete realizou uma reentrada controlada na Terra e, apesar de sofrer com pressões atmosféricas, realizou um pouso bem sucedido às 10h57 desta quinta-feira, 6, no Oceano Índico.

Durante a reentrada no planeta, a câmera que realizava a transmissão ao vivo sofreu alguns danos. “Hoje foi um grande dia para a humanidade”, publicou Elon Musk em seu perfil oficial no X, celebrando a conquista da sua fabricante de foguetes.

Apesar de o quarto teste ter sido bem sucedido, nas outras três tentativas, a espaçonave pegou fogo em meio ao voo. A Space X considera que os acontecimentos anteriores representam um custo aceitável em sua abordagem de desenvolvimento rápido de tentativa e erro.

A SpaceX afirma em sua página que tenta o mais rápido possível devolver um meio de transporte que leve pessoas e cargas para a órbita da Terra, da Lua, de Marte e além, e que possa ser reutilizado.

O lançamento ocorreu apenas um dia após a Nasa, agência espacial americana, realizar uma manobra similar com uma espaçonave da Boeing.

*Com informações da AFP