A Space X, fabricante de foguetes do magnata Elon Musk, lançou a Starship, maior espaçonave já criada, durante a manhã desta quinta-feira, 6, em uma base espacial no Texas, Estados Unidos. A manobra está sendo transmitida ao vivo e pode ser conferida clicando neste link.

+ Nasa realiza lançamento de voo tripulado com foguete da Boeing; confira

+ Foguete de Elon Musk pode revolucionar a viagem espacial

O anúncio do lançamento foi feito pelo próprio bilionário em seu perfil oficial no X (antigo Twitter) durante a segunda-feira, 3. “Starship está pronta para voar”, pontuou Musk. Será a quarta vez que a espaçonave realizará tal feito.

A intenção do voo, conforme a Space X, é demonstrar a capacidade da Starship de retornar para a Terra e ser reutilizada depois de ir ao espaço. O projeto estima que o quarto voo será similar ao terceiro, e a espaçonave cairá no Oceano Índico.

A SpaceX afirma em sua página que tenta o mais rápido possível devolver um meio de transporte que leve pessoas e cargas para a órbita da Terra, da Lua, de Marte e além, e que possa ser reutilizado.

O lançamento ocorreu apenas um dia após a Nasa, agência espacial americana, realizar uma manobra similar com uma espaçonave da Boeing.