04/06/2019 - 8:30
Com uma plataforma online que combina comunicação, gamificação e IoT (Internet of Things), a startup Ouy Inteligência Sustentável quer reverter a conscientização ambiental em ganhos financeiros para as indústrias e as instituições de ensino.
Inicialmente, o sistema da Ouy é alimentado com a situação da empresa interessada em disseminar uma cultura sustentável. Por meio dele é criado um plano de ação e comunicação para sensibilizar e envolver colaboradores e alunos nas atividades de economia de recursos de água, eletricidade e na correta gestão de resíduos. A partir daí, os indicadores vão mostrar os resultados obtidos em tempo real. A proposta é transformar a empresa em referência de boas práticas sustentáveis e trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais palpáveis.
A plataforma já comemora um caso de sucesso no município de Itajubá, sul de Minas Gerais, em 2018. A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm) e o Colégio Empreender – que funcionam no mesmo espaço físico – atingiram uma economia anual de 36% no gasto de água (900 mil litros desse recurso, ou o equivalente ao que uma pessoa gasta durante 22 anos de vida) e quase 16% no uso de energia elétrica (o que daria para abastecer nove residências ao longo de um ano).
Quanto aos resíduos, 1,5 tonelada – aproximadamente 50% do total de desperdícios das instituições – deixou de ir para o aterro e foi corretamente destinado para a Associação dos Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis (Acimar) ou transformado em fertilizante por meio de compostagem. O projeto impactou diretamente quase 800 alunos e funcionários, disseminando entre eles atitudes e iniciativas que fortalecem a qualidade de vida de todos. Para a instituição, foram computados mais de R$ 15 mil de economia, neste primeiro ano de implementação das medidas.
Ouy Inteligência Sustentável é o spin-off fruto da associação de três empresas com conhecimentos que se complementam – Xyza Comunicação, Grupo Reciclo e B2ML Sistemas. No momento, sua atuação está focada na região sudeste, mas para atingir os impactos desejados foi desenvolvido para ser levado a qualquer região do país. A plataforma está recebendo novos módulos para atender também outras demandas de indústrias quanto à logística e valoração dos resíduos e modelos para tomada de decisões.
A união entre tecnologia e comunicação é vista como um grande diferencial da plataforma e da agência como descreve Aleta Nunes, uma das idealizadoras da Ouy e sócia-diretora da Xyza. “A comunicação digital e online marca a presença da tecnologia na nossa área, mas precisamos ir além e perceber que essa união nos permite gerar um processo comunicacional mais eficiente de diferentes modos, além de permitir evidenciar nossos resultados de forma mais tangível por meio de mensurações automatizadas e índices, inclusive econômicos”, explicou.