05/02/2025 - 16:53
O Supertelescópio Espacial James Webb conseguiu novos registros detalhados do HH30, um disco protoplanetário localizado dentro da nuvem escura LDN 1551. Uma parceria da tecnologia do telescópio, do Hubble e da rede ALMA foi responsável por promover o esforço colaborativo para a fotografia minuciosa.
O retrato ilustra o disco, cercado por um jato estreito de gás e um estrutura cônica que envolve suas emissões, refletindo a luz da própria estrela. Astrônomos internacionais foram surpreendidos com a exemplificação de como os fluxos de gás e poeira se comportam ao redor de uma estrela jovem como ela.
A agência Espacial Europeia (ESA) disse em comunicado que as novas observações irão auxiliar nos estudos da área que busca compreender os processos e como a migração dos subprodutos naturais das estrelas funciona.
Estudos futuros podem aprofundar o entendimento sobre uma partícula fundamental do espaço: a poeira, que desempenha um papel crucial nas formações e nos processos acumulativos ao longo do tempo.