Pesquisadores da Universidade de Oulu, na Finlândia, descobriram que o planeta Terra passou por uma grande tempestade solar por volta de 12.350 a.C., durante a última Era Glacial, conhecida como a mais poderosa que já ocorreu no Planeta.

O maior evento solar da era moderna foi em 2003, conhecido como “Tempestade Solar de Halloween”. Segundo os cientistas, o fenômeno descoberto recentemente é considerado 500 vezes mais poderoso do que o episódio do Dia das Bruxas. Isso foi analisado por meio de modelagem climática, química e radiocarbono de anéis de árvores fossilizadas.

Dentro dos anéis das plantas foram achados picos extremos de carbono-14, que auxiliou os pesquisadores a remontarem eventos passados, como as tempestades solares. Essas substâncias mostraram que a tempestade foi o único fenômeno extremo de partículas solares ocorrido antes da época do Holoceno.

+ Tempestade solar pode causar problemas nos serviços de comunicação

+ Tempestade solar provoca auroras boreais nos EUA

O que aconteceria nos dias atuais?

Na época em que ocorreu, o fenômeno provavelmente causou auroras admiráveis nos céus da Era Glacial.

Porém, se acontecesse nos dias atuais, especialistas acreditam que o evento teria causado uma grande catástrofe. O problema climático teria desativado sistemas de GPS, de modo a interromper percursos de aviação. Além disso, é especulada uma queda de redes elétricas e até colisão entre satélites espaciais.

De modo geral, uma crise global seria instaurada pela dependência econômica da Terra para com sistemas eletrônicos. As redes de comunicação ficariam completamente desamparadas, o que leva cientistas a destacarem a necessidade de preparação para eventos extremos futuros.