04/09/2025 - 14:40
Arqueólogos descobriram um vasto templo subterrâneo no sítio de Tiwanaku, uma revelação que pode ampliar o conhecimento sobre a complexa civilização que dominou a região andina séculos antes dos Incas. A descoberta sugere que a sociedade era ainda maior e mais sofisticada do que se pensava.
Utilizando radares de penetração no solo, uma equipe de pesquisadores bolivianos e suíços identificou a estrutura, que inclui um pátio rebaixado e possíveis portais monolíticos. O achado indica que o centro cerimonial era mais extenso do que os mapas atuais mostram.
“Estamos olhando para o coração de uma civilização que moldou os Andes”, afirmou o arqueólogo líder, Dr. Heiko Prümers, destacando a complexa organização social e religiosa do povo Tiwanaku.
+ Pesquisadores encontram túnel subterrâneo de quase 2 km no Peru construído pelos Incas
+ Arqueólogos encontram restos de mulher da primeira civilização das Américas
A civilização Tiwanaku floresceu perto do Lago Titicaca até seu colapso misterioso por volta de 1000 d.C., exercendo grande influência cultural na região. As escavações iniciais no novo templo já revelaram cerâmicas cerimoniais e as icônicas esculturas de “cabezas clavas” – cabeças de tenon.
Por ser uma descoberta nova, os pesquisadores esperam que a continuidade dos trabalhos no local ajude a desvendar os segredos da cultura Tiwanaku e os motivos de seu súbito desaparecimento.