Fortes ventos levam destruição a regiões do meio-oeste e sul do país. Governador do Kentucky avalia que cifra de mortos no estado pode chegar a 100. Equipes buscam pessoas presas em armazém da Amazon após desabamento.Dezenas de pessoas morreram após uma série devastadora de tornados e fortes tempestades afetarem meio-oeste e sul dos Estados Unidos nesta sexta-feira e na manhã de sábado (11/12).

“Temo que haja mais de 50 mortos no Kentucky”, afirmou o governador do estado americano, Andy Beshear em entrevista coletiva. “Provavelmente perto de algo entre 70 e 100, é devastador”, lamentou.

Beshear declarou estado de emergência no estado. Ele disse que o Kentucky “sofreu alguns dos piores danos por tornado que já vimos em muito tempo”.

Na comunidade de Mayfield, no sudoeste do estado, vários edifícios desabaram durante o mau tempo, segundo Sarah Burgess, integrante da polícia estadual de Kentucky. Ela disse que várias pessoas ficaram presas dentro de uma fábrica de velas danificada em Mayfield.

Ao menos três mortes no Tennessee

No estado de Tennessee, ao menos três pessoas morreram devido às tempestades. Duas fatalidades relacionadas foram relatadas em Lake County, a noroeste do estado, segundo Dean Flener, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências do Tennessee. Uma terceira morte foi relatada no vizinho Condado de Obion. Flener disse que as autoridades estaduais de saúde do Tennessee confirmaram as mortes.

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas após um tornado ter afetado em uma casa de repouso no estado de Arkansas. Vinte pessoas ficaram presas dentro do prédio, que desabou, segundo autoridade local. Cinco pessoas ficaram gravemente feridas e algumas outras tiveram ferimentos leves. A casa de repouso possui 86 leitos.

No estado de Missouri, uma pessoa morreu e outras dois ficaram feridas em desabamentos de edifícios perto das cidades de Defiance e New Melle após a passagem de um tornado.

Telhado desaba em armazém da Amazon

Equipes de emergência no sul do estado de Illinois estavam respondendo a relatos de trabalhadores presos dentro de um armazém da empresa Amazon após o telhado desabar por causa de uma tempestade.

Pelo menos 100 veículos de emergência foram deslocados para o local, perto de Edwardsville, cerca de 40 quilômetros a leste de St. Louis. Uma parede com aproximadamente o comprimento de um campo de futebol desabou, assim como o telhado acima dele. Não ficou claro de imediato quantas pessoas ficaram feridas, mas uma pessoa foi levada de helicóptero para um hospital.

O chefe da polícia de Edwardsville, Mike Fillback, disse que várias pessoas que estavam no prédio foram levadas de ônibus para a delegacia de polícia nas proximidades da praia de Pontoon Beach para avaliação.

Na manhã de sábado, as equipes de resgate ainda estavam vasculhando os escombros para determinar se alguém estava preso dentro deles. Fillback disse que o processo duraria várias horas. Guindastes e retroescavadeiras ajudam a remover os destroços.

md (AP, Reuters)