A tripulação da missão, Crew-11 chegou na madrugada deste sábado, 2, à Estação Espacial Internacional. A equipe de quatro tripulantes — dois astronautas da Nasa, um cosmonauta russo e um astronauta japonês — embarcou na cápsula Dragon da SpaceX, instalada no foguete Falcon 9, no Centro Espacial Kennedy da Nasa, e decolou às 11h43 (horário local) de sexta-feira, 1º.

A espaçonave Dragon que será empregada na missão já foi utilizada nos voos Demo-2, Crew-1, Ax-1, Crew-6 e Crew-8. Os quatro astronautas escalados para a Crew-11 são a comandante Zena Cardman, o piloto Michael Fincke e os especialistas de missão Kimiya Yui e Oleg Platonov.

Segundo a Nasa e a SpaceX, durante a missão, a Crew-11 realizará pesquisas científicas para se preparar para a exploração humana além da órbita baixa da Terra e beneficiar a humanidade na Terra. “Os membros da tripulação participantes simularão pousos lunares, testarão estratégias para proteger a visão e avançarão em outros estudos de voos espaciais tripulados liderados pelo Programa de Pesquisa Humana da NASA . A tripulação também estudará a divisão celular vegetal e os efeitos da microgravidade em vírus que destroem bactérias, além de realizar experimentos para produzir um volume maior de células-tronco humanas e gerar nutrientes sob demanda”, detalhou a agência espacial americana.

Ainda de acordo com a Nasa, os tripulantes da última missão da SpaceX, a Crew-10, devem partir da estação espacial após a integração dos astronautas da Crew-11. Antes do retorno da Crew-10, as equipes da missão analisarão as condições climáticas nos locais de pouso na costa da Califórnia antes da partida da estação.