04/04/2025 - 18:40
Quatro astronautas privados retornaram à Terra em uma cápsula da SpaceX nesta sexta-feira, após cerca de quatro dias orbitando a Terra em uma trajetória polar inédita, encerrando a sexta missão espacial totalmente privada da empresa liderada por Elon Musk.
Desde o lançamento na noite de segunda-feira de uma base da Flórida, a tripulação de quatro pessoas, liderada e financiada pelo investidor maltês Chun Wang, viajou em uma órbita circular ao redor da Terra, de polo a polo, uma trajetória que nenhum ser humano havia realizado antes.
Durante a missão, eles realizaram 22 experimentos de pesquisa, focados principalmente em como o corpo humano muda na microgravidade.
A tripulação de quatro pessoas incluía três amigos e associados de Wang: a diretora de cinema norueguesa Jannicke Mikkelsen, a pesquisadora de robótica e cientista polar alemã Rabea Rogge e o aventureiro australiano Eric Philips.
A cápsula Crew Dragon ajustou sua órbita ao redor da Terra na manhã desta sexta-feira e fez o pouso horas depois, na costa da Califórnia, por volta das 13:00 (horário de Brasília).
A SpaceX e sua cápsula Dragon têm dominado o mercado de voos espaciais orbitais privados, uma área em que a principal fonte de demanda originalmente vinha de um pequeno grupo de turistas ricos. A Dragon é a única cápsula privada do mundo que realiza missões rotineiras em órbita. A cápsula Starliner, da rival Boeing, tem enfrentado atrasos no desenvolvimento.