14/12/2021 - 11:04
Um vídeo identificado como gravado no amanhecer de 24 de novembro sobre o Mar da China Meridional, a quase 11.900 metros de altitude, tem dado o que falar nas redes sociais. Registrado no site UFO Stalker e abordado no IFLScience, o vídeo (veja abaixo), com duração de 53 segundos, mostra inicialmente nove luzes se movendo no céu em três fileiras organizadas. O objeto mais próximo então desaparece; a seguir, mais três objetos reaparecerem fora da formação.
“Não sei o que é. Isso é uma merda esquisita”, diz uma pessoa no vídeo.
- Pentágono e UFOs: maioria dos casos ainda não tem explicação
- De barcos voadores a aliens: uma breve história cultural dos UFOs
- Administrador da Nasa sobre UFOs: ‘Não acho que estamos sozinhos’
Depois que as luzes desaparecem, ouve-se simplesmente: “Foram embora!”
O vídeo ainda não recebeu nenhum comentário de fontes oficiais. Enquanto isso, as especulações proliferam nas redes sociais. Alguns propuseram que seria algum tipo de exercício militar envolvendo foguetes. Outros acham que é reflexo no vidro da cabine. Um terceiro grupo coloca a explicação fora das explicações convencionais: seriam objetos voadores não identificados (OVNIs, ou, em inglês, UFOs).
Tensão geopolítica
O Mar da China Meridional, parte do Oceano Pacífico entre Singapura e o Estreito de Taiwan, ganhou projeção geopolítica nos últimos tempos. É uma área de intenso tráfego marítimo e de disputas territoriais, e não têm sido raros encontros aéreos entre aviões militares da China e dos Estados Unidos. Por isso mesmo, a região tem sido examinada com atenção multiplicada pelas autoridades americanas – e, nesse contexto, os supostos avistamentos de UFOs ali têm sido examinados com lupa.
O IFLScience também mencionou outra possível aparição de UFO na China – desta vez, no início do ano, sobre os céus de Xangai, e observada por várias testemunhas. Investigado por um YouTuber, o caso foi enfim classificado como simplesmente a sombra de um prédio projetada nas nuvens da cidade. Confira no vídeo abaixo.