04/03/2022 - 0:32
Usina de Zaporizhzhia foi alvo de bombardeios russos. Agência Internacional de Energia Atômica diz não haver mudança nos níveis de radiação reportados. Acompanhe as últimas notícias.
Incêndio atinge maior usina nuclear da Europa
As atualizações estão no horário de Brasília (para atualizar, pressione Ctrl+F5)
00:20 – Incêndio na maior usina nuclear da Europa
A maior usina nuclear da Europa, Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, foi atingida por um incêndio após ser alvo de bombardeios russos.
“O Exército russo está atirando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, no Twitter. “Se explodir, será dez vezes maior que Chernobyl! Os russos devem imediatamente cessar o fogo, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança.”
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que não houve mudança nos níveis de radiação reportados.
O Ministério da Energia ucraniano afirmou à agência de notícias russa RIA que os bombeiros não conseguem ter acesso ao fogo, pois as tropas russas continuam atirando contra o local. A usina de Zaporizhzhia gera 25% da eletricidade da Ucrânia.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, declarou que Moscou apelou para “terrorismo nuclear” ao bombardear a maior usina nuclear europeia.