11/03/2022 - 2:37
Devido ao apoio de Belarus à invasão russa à Ucrânia, o Japão anunciou que vai congelar ativos de três bancos do país. UE já havia reforçado as sanções há uma semana. Acompanhe as últimas notícias.
Fotos de satélite indicam que comboio russo rumo a Kiev se dividiu
Japão vai congelar ativos de três bancos belarussos
Rússia na ONU, cessar-fogo, sanções e evacuação de civis: o resumo do 15º dia da guerra na Ucrânia
As informações são publicadas no horário de Brasília. Para atualizar, pressione Ctrl + F5.
02:41 – Fotos de satélite indicam que comboio russo rumo a Kiev se dividiu
Fotos da empresa americana de tecnologia Maxar Technologies indicam que o comboio militar russo que se dirige para Kiev teria se dividido. Conforme as imagens, tanques e militares teriam se espalhado por florestas e outras cidades próximas da capital ucraniana.
O comboio russo estaria a pouco mais de 60 quilômetros de Kiev e pode ter feito o movimento para preparar um ataque, já que parte da artilharia foi vista em posição ofensiva.
O deslocamento desse comboio em direção a Kiev começou na semana passada, mas a ausência de mantimentos e combustível teria atrasado a movimentação. Além disso, autoridades americanas disseram que mísseis foram disparados por ucranianos contra os tanques russos.
02:16 – Japão vai congelar ativos de três bancos belarussos
O Japão vai congelar ativos de três bancos de Belarus, devido ao apoio deste país à invasão russa à Ucrânia. O anúncio foi feito uma semana depois de a União Europeia também ter reforçado as sanções contra Belarus.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, a medida será colocada em prática a partir de 10 de abril e afetará os bancos Belagroprombank, Bank Dabrabyt e o Banco de Desenvolvimento da República de Belarus.
O ministério também anunciou que o Japão enviará 100 milhões de dólares para Ucrânia, Polônia, Hungria, Moldávia, Eslováquia e Romênia, por meio de organizações internacionais. A iniciativa, segundo o governo japonês, serve para auxiliar em “necessidades urgentes”, como saúde, abrigo e proteção infantil.
02:11 – Rússia na ONU, cessar-fogo, sanções e evacuação de civis: o resumo do 15º dia da guerra na Ucrânia
O primeiro dia da cúpula dos líderes da União Europeia (UE) nesta quinta-feira (10/03) em Versalhes, na França, foi marcado por discussões em torno de um cessar fogo na Ucrânia, além de uma proposta para proibir a importação de petróleo e gás da Rússia.
A ONU informou que o Conselho de Segurança da entidade se reunirá nesta sexta-feira para discutir a denúncia, apresentada pelo Ministério russo da Defesa, de que a Ucrânia estaria desenvolvendo armas químicas e biológicas em seu território, com a ajuda dos Estados Unidos.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, afirmou que 100 mil pessoas deixaram zonas de conflito e cidades sitiadas, em dois dias de funcionamento dos corredores humanitários. Somente nesta quinta-feira, 40 mil civis foram evacuados.
Leia mais.
gb
