Presidente ucraniano transmite discurso em que exorta cidadãos a resistirem aos invasores. EUA e Polônia discutem transferir caças russos à Ucrânia. Acompanhe as últimas notícias.
EUA e Polônia discutem transferir caças russos à Ucrânia
Zelenski pede a ucranianos que lutem
Visa e Mastercard suspendem operações na Rússia

As atualizações estão no horário de Brasília (pressione Ctrl + F5 para atualizar).

23:15 – EUA e Polônia discutem transferir caças russos à Ucrânia

Os Estados Unidos estão discutindo com a Polônia a possibilidade de fornecer caças militares russos MiG29 e Su-25 para a Ucrânia. Em troca, as forças armadas americanas dariam aos poloneses jatos americanos F-16.

A informação foi relatada por uma autoridade de defesa dos EUA à agência Dow Jones. A eventual operação ainda está em negociação e seus termos não estão claros.

O fornecimento de caças russos foi um dos pedidos feitos pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, em uma videoconferência com parlamentares americanos neste sábado.

Um porta-voz da Casa Branca disse que os Estados Unidos estão consultando outros países da Otan sobre a operação. “Há uma série de questões práticas desafiadoras, incluindo como os aviões podem realmente ser transferidos da Polônia para a Ucrânia”, afirmou, sob anonimato. (ots)

23:00 – Zelenski pede a ucranianos que lutem

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, fez um discurso em vídeo na noite de sábado em que pediu aos cidadãos do país que lutem para expulsar os militares russos.

“Temos que ir para fora! Temos que lutar! Sempre que houver uma oportunidade”, disse.

Ele disse que civis desarmados resistiram a unidades militares russas em diversas cidades, inclusive na cidade portuária de Kherson, no sul, o que torna a ocupação pelos invasores mais difícil.

Zelenski afirmou ainda que era importante impedir a criação de novas autoproclamadas “repúblicas populares” pró-Rússia no território ucraniano, similar a outras duas que já existem no leste do país. (dpa)

20:43 – Visa e Mastercard suspendem operações na Rússia

As gigantes mundiais de cartões Visa e Mastercard anunciaram na noite deste sábado a suspensão das operações na Rússia. A Mastercard “decidiu suspender a rede de serviços na Rússia”, e a Visa “cessará todas as transações nos próximos dias”, disseram as duas empresas em comunicados.

A Mastercard disse que os cartões emitidos por bancos russos deixarão de ser suportados pela rede e qualquer cartão emitido fora do país não funcionará em lojas ou caixas automáticos russos. “Não tomamos esta decisão de ânimo leve”, afirma a Mastercard no comunicado, acrescentando que a mudança foi feita após discussões com clientes, parceiros e governos.

A Visa disse que está trabalhando com clientes e parceiros na Rússia para cessar todas as transações ao longo dos próximos dias. “Somos obrigados a agir na sequência da invasão (…) da Rússia à Ucrânia, e dos acontecimentos inaceitáveis a que assistimos”, disse o presidente e diretor executivo da Visa, Al Kelly, também em comunicado.

“Esta guerra e a constante ameaça à paz e à estabilidade exigem que respondamos de acordo com os nossos valores”, acrescentou Kelly. (AFP)

bl