Em abril, na defesa de seu trabalho de mestrado na Universidade Politécnica de Milão, na Itália, o designer paulista Francisco Martins Carabetta apresentou uma estratégia inovadora de impressão em 3D, na qual a deposição das camadas aumenta a resistência do material, além de um exemplo de aplicação: uma bicicleta de uso urbano impressa a partir de policarbonato, um tipo de plástico bastante resistente, 100% reciclado.

O protótipo foi desenvolvido em parceria com a empresa italiana de tecnologia industrial Gimac Engineering, especializada em processamento de plásticos e na técnica chamada impressão 3D com braço robótico, também conhecida como manufatura aditiva robótica (RAM).

Intitulada New01bike, a bicicleta pode ser modelada em cerca de oito horas, por dois robôs – um faz a estrutura e o outro, o acabamento. A tecnologia de produção permite a impressão de exemplares personalizados, de acordo com a altura do ciclista. Em junho, a bicicleta foi uma das atrações da Milan Design Week 2022.

* Este artigo foi republicado do site Revista Pesquisa Fapesp sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o artigo original aqui.