09/08/2021 - 10:12
A imagem acima foi tirada em 22 de março de 2021 na região de Lunae Planum [16,74°N, 300,9°E] de Marte pela câmera CaSSIS da sonda ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), das agências espaciais europeia e russa (ESA-Roscosmos).
A região é conhecida por ser coberta por grandes depósitos de lava, provavelmente originária dos vulcões dos Montes Tharsis próximos. Na imagem, três crateras de impacto de tamanho médio ocupam o centro do palco, com muitos impactos menores marcando a cena. Aproximando-se das crateras maiores, é possível ver camadas na borda interna que podem representar o acúmulo sucessivo de fluxos de lava nesta área.
- Cratera Jezero, Marte: o cenário a ser explorado
- Confira imagens de redemoinho de poeira em cratera de Marte
A missão científica completa da TGO começou em 2018. A espaçonave não está apenas enviando imagens espetaculares: ela está também fornecendo o melhor inventário dos gases atmosféricos de Marte. Além disso, mapeia a superfície do planeta para locais ricos em água. Ela também fornecerá serviços de retransmissão de dados para a segunda missão ExoMars, compreendendo o rover Rosalind Franklin e a plataforma Kazachok, quando chegar a Marte em 2023.