01/12/2007 - 0:00
Conviver em harmonia com o meio ambiente é pré-requisito para o desenvolvimento sustentável.
Ciência pela Paz e pelo desenvolvimento
Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, foi realizada no dia 6 de novembro uma solenidade na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em parceria com a Unesco. Depois da abertura, feita pelo presidente da Alesp, deputado Vaz de Lima, e pelo representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, houve uma palestra do educador Carlos Cunha, diretor da Companhia Ecológica, que apresentou o cenário mundial tomando em consideração o aquecimento global e as transformações climáticas atualmente em curso.
No mundo de hoje, existe a necessidade da implementação de ações internacionais que, a partir dos conhecimentos em ciência e tecnologia, sejam capazes de: combater a pobreza, as pandemias e as novas enfermidades, os desastres produzidos pelo homem e os causados pela natureza; garantir o suprimento energético do planeta e a utilização de fontes de energia renováveis; e contribuir para que todos os cidadãos do planeta possam viver dignamente em sociedades que desenvolvam progressivamente políticas fundamentadas nos conhecimentos. Os primeiros passos que devem ser empreendidos para responder a esses desafios são o fortalecimento das capacidades em ciências e engenharia, suas inter-relações com as necessidades da sociedade, igualdade de gêneros no acesso à ciência e à educação e valorização das vantagens dos progressos advindos dos avanços da ciência e da tecnologia.
O desenvolvimento sustentável e o futuro da Terra dependem de nossa disposição em cooperar com a aquisição, o uso compartilhado e a aplicação dos conhecimentos científicos, de engenharia e de tecnologia para melhorar a qualidade de vida de todos, por meio de uma coexistência harmoniosa com o meio ambiente. Essa é a razão pela qual, desde que a Unesco foi criada, os Estados membros insistem no valor da cooperação internacional no âmbito das ciências básicas e da engenharia. Esse elemento singular e integral do programa da Unesco em ciências tem por finalidade promover internacionalmente os benefícios que são obtidos com os notáveis avanços contemporâneos das ciências biológicas, assim como os observados na física, na química, na matemática e na engenharia, fomentando dessa maneira a transferência dos conhecimentos tecnológicos e científicos.
Metrópoles sustentáveis
O seminário “Metrópoles Sustentáveis: Responsabilidades Individuais e Coletivas” foi realizado no dia 8 de novembro no auditório da Câmara dos Deputados, em Brasília. Essa iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados – organizada com o apoio da Comissão de Educação e Cultura e em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista, a EcoCâmara e o Ministério do Meio Ambiente – contou com o apoio da Unesco, da Fundação SOS Mata Atlântica e da Itaipu Binacional.
Na ocasião, foi lançado o kit “Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis: Uma Coletânea para Pensar e Agir”, que faz parte da série de ações da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
parceria entre a Unesco, os ministérios do Meio Ambiente e da Educação e a Itaipu Binacional, por meio do Programa Nacional de Educação Ambiental. Outras informações, inclusive no que se refere à obtenção do kit, podem ser conseguidas escrevendose para o seguinte endereço eletrônico: salaverde@mma.gov.br.
Unesco e EUA criam biblioteca digital mundial
A Unesco e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, apoiadas pelo buscador Google, vão desenvolver uma biblioteca digital com obras e trabalhos de todas as partes do mundo. O projeto quer digitalizar materiais raros e torná-los disponíveis gratuitamente na internet. Manuscritos, mapas, livros, partituras e gravações musicais, filmes, gravuras e fotografias serão incluí dos na biblioteca virtual. O objetivo da iniciativa é promover o diálogo intercultural, fornecer fontes para educadores, difundir outros conteúdos além daqueles provenientes de culturas de língua inglesa e ocidental e contribuir para o incremento da pesquisa escolar. O Google – o primeiro patrocinador privado do projeto – se encarregará de digitalizar todo o acervo. A iniciativa tem parcerias com bibliotecas nacionais do Egito, da Rússia e do Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.worlddigitallibrary.org.
Educação para Todos é prioridade no biênio 2008-2009
A Comissão de Educação da Unesco definiu duas prioridades para o biênio 2008-2009. A primeira é liderar o programa Educação para Todos, um compromisso mundial assumido em 1990 e destinado a oferecer educação de qualidade a todas as crianças, jovens e adultos. Essa proposta deve ser concretizada por meio do compartilhamento de experiências e práticas bem-sucedidas e da elaboração de parcerias globais e nacionais para aprimorar a capacidade de planejamento, monitoramento e avaliação dos sistemas educativos. A segunda prioridade é promover a alfabetização e o ensino de qualidade para todas as pessoas em todos os níveis por meio da educação continuada, com ênfase em países africanos.
Estrada Real poderá ser patrimônio da Humanidade
Um projeto pretende inscrever na Unesco a Estrada Real – antigo caminho colonial que ligava Parati, no Rio de Janeiro, a Diamantina, em Minas Gerais – como a primeira paisagem brasileira na lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco. Pela Estrada Real, hoje um importante complexo turístico brasileiro, eram transportados diamantes, ouro, esmeraldas e outros produtos para Portugal. O trajeto passa por diversas cidades históricas cheias de casarões coloniais e igrejas do estilo barroco, além de belezas naturais como cachoeiras, rios e mata virgem.
O projeto possui duas etapas. A primeira envolve a reconstituição de trechos apagados da rota, a partir de mapas originais da segunda metade do século 18. A fase seguinte consiste em uma pesquisa de campo feita em 188 municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, para o levantamento dos bens históricos e culturais neles presentes.
Para saber mais a respeito da Estrada Real, acesse o site http://www.estradareal.org.br.
Links úteis
• www.unesco.org/photobank/exec/index.htm (Banco de Imagens)
• whc.unesco.org (Lista dos sítios do
Patrimônio da Humanidade)
• www.unesco.org/mab/index.htm (Lista de
Reservas da Biosfera)
A Unesco recebe imagens do Patrimônio da
Humanidade e reservas de biosfera de todos os
países do mundo
• Especificações para fotos digitais (somente
JPeg)
Peso: acima de 1,2 Mb
Resolução: 300 dpi
Tamanho: acima de 2.100 x 1.400 pixels
Se você deseja colaborar doando fotos à
Fototeca Unesco, escreva
para phototheque@unesco.org