07/04/2025 - 14:22
Tá difícil cair no sono? A culpa pode ser do seu celular. Não é de hoje que a gente vê alertas sobre os efeitos do uso de telas logo antes de dormir. Tanto é que vários especialistas em higiene do sono são contra TV no quarto, por exemplo.
Agora, uma nova pesquisa conseguiu mensurar o tamanho do estrago. Segundo este estudo, uma hora de tela na cama é o suficiente para aumentar o risco de insônia em 59%. E roubar cerca de 24 minutos da sua noite de sono.
Por incrível que pareça, não faz tanta diferença se você tá vendo este vídeo aqui, assistindo a uma série ou “investindo” no Jogo do Tigrinho. De acordo com a autora principal do artigo, não depende tanto do tipo de conteúdo, mas sim do tempo que se passa na frente da tela.
Quer dizer, a não ser que você esteja vendo um filme de terror ou tendo prejuízo no Tigrinho, o que faria seu corpo liberar hormônios do estresse. Esses, sim, afetam diretamente o sono profundo e a fase REM.
Parece que a culpa também não é necessariamente da luz azul, vista por muitos como a vilã do ritmo circadiano. Mas sim da intensidade da luz e de quanto tempo ela fica na sua cara, independentemente da cor dela. Sem contar os alertas e notificações que não param de tocar e vibrar.
Embora o impacto pareça ser mais forte em adolescentes, os adultos também não estão a salvo, viu? Ao menos os jovens adultos. Os 45 mil voluntários dessa pesquisa tinham entre 18 e 28 anos.
Ok, mas como é que eu faço para conseguir dormir e evitar problemas como ansiedade e depressão? A dica é reduzir o tempo de tela na cama. O ideal é se esconder delas ao menos entre meia e uma hora antes de dormir. E, de preferência, colocar o celular no modo “Não perturbe”.