15/08/2019 - 15:29
A “Planície dos Jarros” é um dos lugares mais intrigantes do Laos. Essa região abriga sítios arqueológicos com centenas de vasos funerários de pedra datados de um período entre os séculos nove e treze, muitos deles contendo restos mortais de crianças. Alguns deles são pequenos, enquanto outros podem ter o tamanho de uma pessoa adulta.
Uma pesquisa recente publicada por cientistas do projeto “Plain of Jars Archaeological Project”, de universidades da Austrália e Nova Zelândia, apresentou uma análise de dezenas destes misteriosos vasos de pedra.
Os resultados mostram que a maioria dos restos mortais eram de crianças – 61% – sendo que quase a metade deles eram de indivíduos que morreram em estágio fetal ou na primeira infância, apontando um alto índice de mortalidade infantil naquele contexto.
Segundo os pesquisadores descrevem no artigo, esse alto índice de mortalidade pode sugerir que a desnutrição era um grande problema para essa população.
Quatro dos indivíduos analisados exibiam hipoplasia de esmalte, um indicador de um distúrbio de crescimento possivelmente causado por desnutrição ou alguma doença. Porém, o mau estado de conservação dos ossos limita análises paleontopatológicas futuras.
A pesquisa foi publicada na revista científica “Antiquity”, da Universidade de Cambridge.