Desde o ano passado, a China assumiu o compromisso de mandar astronautas para a Lua até 2030. Mas foi apenas nesta quarta-feira, 12, que a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) divulgou o nome dos trajes que serão usados na expedição.

A vestimenta foi nomeada como “Wangyu” – que, no idioma original, significa “contemplar o cosmos”. Um ponto de destaque sobre o processo de escolha é que ele envolveu alta participação popular.

Segundo a agência de notícias Xinhua, mais de nove mil nomes foram sugeridos pelo público chinês, até que “Wangyu” fosse selecionado. O traje é capaz de enfrentar altas variações de temperatura e radiação solar – além de, claro, ser resistente à poeira lunar.

Apesar de bem equipada, a roupa não é pesada. O Wangyu foi projetado para ser leve, de forma que os astronautas possam se movimentar, subir escadas e segurar objetos com facilidade.

O capacete é acoplado à câmeras, que serão usadas para registrar toda a jornada. Já as viseiras são antirreflexo, uma vez que os astronautas precisarão lidar com luz solar extrema.

Wangyu é majoritariamente branco, com detalhes em vermelho – que remetem à bandeira do país.